Passeio terapêutico do Hugol auxilia na melhora de pacientes da UTI
A equipe Multiprofissional do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza passeios terapêuticos nos jardins da unidade com os pacientes das UTIs. O grupo é formado por 2 fisioterapeutas, uma psicóloga e uma médica intensivista. Essa é uma ação de humanização realizada pela equipe multiprofissional da UTI A, visa motivar e engajar o paciente no tratamento proposto.
Internado desde 26 de outubro de 2022, na Unidade de Terapia Intensiva do HUGOL, o paciente Osvaldo Dias Tomé, 70 anos, passou por um processo de adoecimento bastante delicado. Hoje, traqueostomizado e dependente do suporte do ventilador mecânico, evolui com melhora clínica. Ele realizou o passeio no último dia 27 e mantém otimista, o que auxilia na reabilitação, segundo a médica intensivista Luana Marchese Barreira. “Essa terapia traz mais esperança pra que ele volte a acreditar que retornará pra casa. Esse estímulo desenvolve a parte psicológica, fazendo com que ele queira ficar bem, além de ter uma noção da hora do dia e sentir a luz do sol. Isso traz um conforto para o paciente”, diz.
O processo de recuperação em um leito de UTI geralmente é lento, no Hugol os profissionais são preocupados em proporcionar ações humanizadas. Para a psicóloga Emília Pinheiro, com esse cuidado mais empático o paciente fica engajado no processo de recuperação. “O Srº Divino já está há mais de 2 meses hospitalizado em um contexto de UTI. O Impacto é positivo porque os pacientes se veem diante de uma possibilidade de alcançar aquilo que eles esperam, que é voltar pra casa. Então oferecemos a oportunidade de estar em um ambiente aberto recebendo um contato com o sol, tudo isso motiva bastante e ele passa a ser mais colaborativo com a equipe”, afirma.
O passeio terapêutico é realizado quando há a necessidade de uma descompressão psicológica de quem está na UTI, mas sempre após uma avaliação profunda da equipe sobre o estado de saúde do paciente.