Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Passeio terapêutico do Hugol auxilia na melhora de pacientes da UTI


3 de janeiro de 2023



A equipe Multiprofissional do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza passeios terapêuticos nos jardins da unidade com os pacientes das UTIs. O grupo é formado por 2 fisioterapeutas, uma psicóloga e uma médica intensivista. Essa é uma ação de humanização realizada pela equipe multiprofissional da UTI A, visa motivar e engajar o paciente no tratamento proposto.

Internado desde 26 de outubro de 2022, na Unidade de Terapia Intensiva do HUGOL, o paciente Osvaldo Dias Tomé, 70 anos, passou por um processo de adoecimento bastante delicado. Hoje, traqueostomizado e dependente do suporte do ventilador mecânico, evolui com melhora clínica. Ele realizou o passeio no último dia 27 e mantém otimista, o que auxilia na reabilitação, segundo a médica intensivista Luana Marchese Barreira. “Essa terapia traz mais esperança pra que ele volte a acreditar que retornará pra casa. Esse estímulo desenvolve a parte psicológica, fazendo com que ele queira ficar bem, além de ter uma noção da hora do dia e sentir a luz do sol. Isso traz um conforto para o paciente”, diz.

O processo de recuperação em um leito de UTI geralmente é lento, no Hugol os profissionais são preocupados em proporcionar ações humanizadas. Para a psicóloga Emília Pinheiro, com esse cuidado mais empático o paciente fica engajado no processo de recuperação. “O Srº Divino já está há mais de 2 meses hospitalizado em um contexto de UTI. O Impacto é positivo porque os pacientes se veem diante de uma possibilidade de alcançar aquilo que eles esperam, que é voltar pra casa. Então oferecemos a oportunidade de estar em um ambiente aberto recebendo um contato com o sol, tudo isso motiva bastante e ele passa a ser mais colaborativo com a equipe”, afirma.

O passeio terapêutico é realizado quando há a necessidade de uma descompressão psicológica de quem está na UTI, mas sempre após uma avaliação profunda da equipe sobre o estado de saúde do paciente.