Janeiro Branco: Profissionais do Hugol participam de Palestra sobre saúde mental
Seguindo o propósito de cuidar de vidas, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nos dias 05 e 06 no auditório da unidade, a palestra Saúde Mental dos Profissionais da Saúde, ministrada por Carolina Duarte, psicóloga, especialista em Gestalt Terapia e atuante no programa interno Dialoga Mais.
Segundo a palestrante cuidar da sanidade mental é um investimento na qualidade de vida do colaborador e do próximo. “Cuidamos tanto da saúde física que acabamos esquecendo de alguns pontos que são importantes, e na verdade saúde física e saúde mental não se separam. Nós quando trabalhamos na área da Saúde, precisamos entender que somos a primeira fonte de cuidado das pessoas, então se eu não estou bem, fica muito difícil para eu cuidar das outras pessoas”, afirma.
Para a Analista de Recursos Humanos, Laís Pimentel, essa ação é muito importante para o bem-estar do colaborador. “A campanha é muito oportuna. É o momento de priorizarmos o cuidado da saúde mental tanto quanto da física. Nossas ações estão pautadas em levar aos nossos colaboradores a importância desse cuidado e ferramentas que possam apoiá-los”, diz.
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado ao diálogo sobre a Saúde Mental na humanidade. Tem como objetivo chamar as necessidades relacionadas à Saúde Mental. Janeiro é mês escolhido por ser o primeiro do ano e por ter a tradição de inspirar as pessoas a fazer reflexões acerca das suas vidas. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), Organização Social que administra o Hugol, disponibiliza aos colaboradores o Programa Dialoga Mais, que busca oferecer qualidade de vida e bem-estar aos profissionais e suas unidades de negócio, promovendo um espaço de escuta qualificada e terapêutica exclusiva aos profissionais da instituição.