Hugol realiza abertura do Projeto Farmacoeconomia
O Núcleo de Excelência Operacional (NEXO), apoiado pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), promoveu no dia 13 de setembro a abertura do projeto de Farmacoeconomia.
O projeto tem o objetivo de estabelecer alternativas que garantam a efetividade do tratamento e cuidado com o paciente, observando a melhor aplicação dos recursos. Para tanto, segundo Adriano Barbosa, Chefe do NIT, “é necessário utilizar-se de todos os recursos tecnológicos disponíveis para que as rotinas/fluxos a serem operacionalizados pelas equipes, sejam de fácil acesso, intuitivos e que a adesão aos protocolos que serão estabelecidos ao final do Projeto tenham a máxima efetividade possível. Dessa forma, subiremos mais um degrau, cujo objetivo é gerar uma necessidade de cultura de pensamento digital, baseada em dados, de forma que, em um futuro muito breve, toda a cadeia produtiva e de performance do hospital insira a organização na Cultura Data Driven (orientada a dados)”.
Com o foco direcionado para a descrição, análise, a comparação dos custos e das consequências de terapias medicamentosas para os pacientes, este projeto visa conciliar as necessidades terapêuticas com as possibilidades de custeamento.
Segundo Liza Flores Figueiredo, Coordenadora de Farmácia da unidade, “embora haja processos assistenciais bem estabelecidos em nossa unidade, ainda é necessário estabelecer e dar robustez a relação entre o propósito institucional de cuidar de vidas e a sustentabilidade financeira da unidade, de forma a instituir em todas as esferas do nosso serviço a cultura da racionalização, prevenção de desperdícios e melhor aplicação dos recursos disponíveis, beneficiando e garantindo a continuidade da assistência a nosso principal cliente, o paciente”.


