Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Trabalho do setor de epidemiologia do Crer é reconhecido em encontro nacional e vira referência para outras unidades de saúde


17 de fevereiro de 2023



Durante o 1º Encontro Nacional da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), realizado em novembro de 2022, o Serviço de Epidemiologia Hospitalar - Seepi do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer apresentou o  trabalho “Interface da epidemiologia hospitalar com a tecnologia da informação: construção de um painel de indicadores”. A experiência foi certificada com uma menção honrosa e reconhecida pela relevância do trabalho desenvolvido para oportunizar a resposta a doenças/agravos e eventos de interesse à saúde pública em Goiás.

Após o encontro, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) realizou uma reunião virtual de benchmarking com a equipe do Seepi. “O NHE assistiu nossa apresentação no encontro da Renaveh e nos procurou com o  interesse em incluir a aba vigilância epidemiológica no nosso MVpep”, conta Priscilla Francisca Santos Cirqueira, enfermeira do Seepi. 

Priscilla destaca que o objetivo do trabalho foi relatar a experiência e potencialidades para a construção de um painel de indicadores para acompanhamento dos dados relacionados à vigilância epidemiológica. “Inicialmente foi definida uma ferramenta informatizada de notificação, vinculada ao prontuário eletrônico, neste subsegmento inserimos uma aba de solicitação de notificação de agravo, onde os profissionais conseguem sinalizar para o NHE a ocorrência de uma doença ou agravo de maneira simples e rápida, e outra aba de busca ativa, na qual o NHE realiza o registro para evidenciar a busca no prontuário do paciente”, explica. 

A segunda etapa do processo foi realizada com o apoio da Supervisão de Tecnologia da Informação (Susti) do Crer, que construiu o layout do painel. “Este painel apresenta uma interface intuitiva e de simples visualização que contém as informações de: agravos, óbitos e taxa de óbito, busca ativa ambulatório e internação e prescrição exames Internação. Por meio dele a equipe pode acompanhar diariamente essas informações e tomar decisões de forma imediata,  contribuindo com a execução das atividades da unidade”, pontua Priscilla. Também participaram da elaboração do projeto os profissionais Rogério Anderson Oliveira Vidal, Elivânia Rodrigues de Moura e Lúcia Venâncio. 

Josenei Skorek, Gerente da Qualidade do Crer, destaca que o trabalho desempenhado pela Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade vai muito além do processo de identificação, notificação e investigação de doenças de notificação compulsória e de agravos no ambiente hospitalar. “O serviço permeia e promove a interação entre os processos, implementa ciclos de melhoria e traz inovação, fortalecendo assim os resultados institucionais, tornando-se assim referência no que faz.” 

Renaveh 

Constituída pelos NHE e vinculada ao Ministério da Saúde (MS), a Renaveh tem como objetivo permitir o conhecimento, detecção, preparação e resposta imediata às emergências em saúde pública no campo hospitalar. A convenção anual compõe o movimento do MS, como instrumento na elaboração do Plano de Fortalecimento e Ampliação da Renaveh, em monitorar potenciais emergências em saúde pública para oferecer apoio aos estados e municípios no planejamento e operacionalização de reestruturação da rede.

O evento de 2022 aconteceu de modo virtual e selecionou 28 experiências exitosas na execução de ações de vigilância hospitalar e construção do conhecimento entre profissionais da saúde. O encontro reuniu profissionais dos NHE, que desempenham as atividades de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) nos hospitais vinculados à Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar de Interesse Nacional (Reveh), assim como os coordenadores, apoiadores e equipes estaduais da rede.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, foi dado início à estratégia de reformulação da Reveh, buscando expansão de novos núcleos e o fortalecimento de 238 novos NHE já ligados à rede, além de capacitação de profissionais em resposta às ocorrências de saúde pública. Atualmente, a rede conta com mais de 800 NHE em todo país.