Crer recebe novos residentes médicos e multiprofissionais
Acolhimento dos profissionais foi realizado nesta quinta-feira, 2 de março, com orientações da diretoria e da equipe técnica do hospital
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou na última quinta-feira, 2 de março, o acolhimento dos novos residentes médicos e multiprofissionais que passarão a atuar no hospital. Os residentes foram recepcionados no auditório do Crer e puderam conhecer mais sobre a cultura organizacional e operacional da unidade, assim como os protocolos seguidos pelos colaboradores.
Durante o encontro, os residentes também conheceram os membros da Coordenação de Residência Médica (Coreme) e da Coordenação de Residência Multiprofissional (Coremu) e receberam orientações sobre prontuário eletrônico, saúde e segurança do trabalhador, diretrizes e protocolos, entre outros assuntos relacionados ao dia a dia dos residentes no hospital.
Cristiane Soto Machado, supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, destacou que desde 2014, o Crer foi reconhecido como hospital escola pelo Ministério da Saúde e Educação, que o ensino e a pesquisa sempre fizeram parte da missão da unidade de saúde que é reabilitar e readaptar a pessoa com deficiência, promovendo a excelência na experiência do usuário do SUS.
“Temos atualmente no Crer seis programas de ensino: residência médica, residência multiprofissional, curso de aperfeiçoamento, fellowship em medicina, estágios e mestrado. E hoje, estamos começando uma nova etapa da residência no Crer, uma unidade que é referência na saúde em Goiás, que conta com tutores e preceptores qualificados, além de uma biblioteca atualizada, e acesso à plataforma on-line de estudos, Up To Date”, pontua Cristiane.
Coreme
O médico Claudiney Cândido Costa, coordenador da Coreme, reforçou o compromisso do Crer em ampliar o ensino e a pesquisa na unidade, com investimentos contínuos. “Aqui vocês vão aprender muito, mas também deixarão muito do seu trabalho, e o que nós esperamos de cada residente é a proatividade e o interesse em fazer parte da história do Crer. Somos uma unidade focada na reabilitação e na readaptação de pacientes, que integra as equipes multi e médica, onde não existe um profissional melhor que o outro e que o objetivo principal é a prestação de serviço ao paciente do SUS com excelência”, pontuou.
A médica Daniela Wagner Batista, conta que escolheu a residência em fisiatria do Crer porque o hospital é um local de excelência. “Aqui eu vou ter a oportunidade de adquirir muito conhecimento, experiência prática na área e poder ter grande crescimento profissional e pessoal”, disse.
Coremu
Para a coordenadora da Coremu, Fabrícia Nayara de Oliveira Limeira, o acolhimento dos novos residentes é fundamental para que eles se sintam pertencentes à instituição. “O acolhimento garante que eles possam desenvolver melhor suas atividades e habilidades profissionais de forma humanizada, garantindo um atendimento de qualidade para os nossos usuários.” Fabrícia destaca que serviço de residência multiprofissional, ainda é recente na unidade e foi implantado em 2015, oportunizando o aperfeiçoamento técnico de profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, psicologia e terapia ocupacional.
Amanda Ramos é residente de enfermagem e contou que está ansiosa para viver essa nova experiência no Crer. “Eu já conhecia alguns profissionais que trabalham na Agir e no Crer, e fiquei muito feliz quando consegui a vaga para fazer minha residência aqui. É uma oportunidade para aprofundar meus conhecimentos na parte prática e vivenciar novas experiências profissionais.”
A terapeuta ocupacional Ana Clara Félix Vieira saiu de Brasília para fazer a residência em reabilitação física e saúde ocupacional. “Essa é uma área que eu sempre quis me especializar e como eu tinha colegas que já estavam fazendo residência aqui, tive mais segurança para buscar essa vaga no Crer, uma residência padrão ouro de especialização que nós temos no Brasil, e estar aqui me deixa muito honrada.”




