Novas histórias e novos desafios: Hugol realiza recepção de residentes
Na última quinta-feira, 02, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou a recepção dos novos residentes da unidade. Ingressaram na nova turma 35 profissionais, sendo 24 residentes médicos, matriculados nos programas de ortopedia e traumatologia, clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, terapia intensiva e cardiologia ; 09 residentes multiprofissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia e psicologia e 2 residentes uniprofissionais, do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
A cerimônia, que ocorreu no auditório do Hugol, contou com o acolhimento do diretor geral, Dr. Hélio Ponciano, do diretor técnico, Dr. Luiz Arantes e do assessor médico, Dr. Paulo Vêncio, além da Supervisora de Ensino e Pesquisa da unidade Geovana Sôffa. Participou ainda, toda a equipe docente do hospital.
A aula inaugural foi ministrada por psicólogas do setor de ensino e pesquisa, enfatizando a importância do atendimento humanizado ao paciente e trazendo vivências pessoais na formação de cada residente. Geovana Sôffa, supervisora de ensino e pesquisa da unidade, enfatizou a necessidade de priorizar por uma residência de formação sólida e que contribua na formação técnica, ética e pessoal de cada profissional. “O nosso diferencial está na maneira empática de acolher os novos residentes”, afirma.
Para Marina Novais, coordenadora da residência multiprofissional do Hugol, o residente cresce com as oportunidades oferecidas na unidade. “ Aqui ele vai receber toda a formação teórica e prática, com vasto campo de atendimento ao paciente. Além disso, os residentes podem participar dos programas institucionais e das pesquisas científicas. Com tudo isso, devolvemos para a sociedade um profissional capacitado”.
Marina também destaca o grande diferencial da residência no Hugol. “Temos indicadores que mostram que a maioria dos egressos médicos é aprovada em provas de subespecialidades, assim como a maioria dos egressos multiprofissionais é integrada rapidamente no mercado de trabalho”.
Residência Médica
Em 2023 teve início a oitava turma de residência médica e a sétima turma de residência multiprofissional e uniprofissional, sendo que este ano tiveram três novos programas: terapia intensiva, cardiologia e anestesiologia.
Desde o início dos programas já se formaram 85 residentes médicos e 50 residentes multiprofissionais e uniprofissionais.