Segurança do Paciente é tema de ações no HCN
Um painel na entrada da assistência do Hospital de Enfrentamento à covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, marcou o início das ações em comemoração ao Dia Internacional da Segurança do Paciente, dia 17 de setembro. De forma simbólica, os profissionais assinaram no painel como forma de comprometimento com a segurança do paciente e todas as seis metas: Identificação correta do paciente; Comunicação efetiva entre as equipes; Segurança dos medicamentos; Garantir local, procedimento, cirurgia no paciente correto; Reduzir risco de infecção; Reduzir o risco de queda e lesão por pressão.
A Comissão de Segurança do Paciente, junto com o grupo de Trabalho em Humanização (GTH) e acompanhados pela diretoria, promoveu também diferentes ações para alcançar os colaboradores da unidade. Durante dois dias nos dois plantões, uma equipe levou até os postos de atendimento (enfermaria, pronto socorro e UTIs) atividades para integrar os profissionais.
De maneira lúdica, foram apresentadas paródias com o tema das seis metas de segurança, um cubo colorido em que os colaboradores jogavam e respondiam perguntas em relação às seis metas, marcadores de página com o tema, balões e plaquinhas para despertar ainda mais a atenção para o assunto.
O grupo foi paramentado com as cores que representam as metas e até uma colaboradora interpretou uma bactéria. Para as fotos, foi criado uma moldura instagramável para que todos pudessem registrar o momento e publicar nas redes sociais.
A diretora geral do HCN, Anamaria Arruda, que acompanhou as ações, explica que a unidade trabalha com a prevenção de eventos adversos e por isso valoriza, treina e qualifica os colaboradores para que possam primar pela qualidade e segurança do paciente, conceitos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. “Trabalhamos para a promoção, prevenção e recuperação da saúde do paciente com o menor risco possível e com a cultura da segurança.”




