Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hecad registra mais de 3,5 mil notificações em um ano
O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) registrou 3.588 notificações de agravos e doenças entre os meses de fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023. O número corresponde a 46% do total de pacientes que passaram por internação no Hecad no período. As principais ocorrências com necessidade de notificação compulsória foram doenças respiratórias, que representam 75,7% dos registros, e casos de violência e negligência, que correspondem a 13% das notificações.
O papel do Núcleo é constatar agravos e doenças que precisam de investigação, controle e monitoramento e transmitir as informações pertinentes aos órgãos de saúde para a construção de dados epidemiológicos. Segundo a enfermeira Roberta Debesaitis, o trabalho é fundamental para compreender a prevalência das enfermidades que são atendidas na unidade, a distribuição dos problemas de saúde e seus determinantes sociais.
“Cada notificação é registrada em um formulário específico onde devem constar as informações a serem monitoradas a cerca de cada tipo de doença ou situação de risco. São dados fundamentais para embasar a elaboração de políticas públicas e a tomada de decisões no âmbito da saúde”, conta a profissional.
A atuação do Núcleo de Epidemiologia auxilia no fortalecimento de medidas de prevenção, controle e monitoramento de situações que podem colocar em risco a saúde da população, seja a nível nacional, estadual, municipal ou dentro da própria instituição. “O NHE é fundamental para cumprir nosso propósito, que é cuidar de vidas”, afirma a supervisora de Qualidade e Segurança do Paciente, Najara Cardoso.