Segurança do paciente: Hugol inclui dados sobre oxigenação na identificação dos pacientes das UTIs
O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), implementou uma nova forma de identificar os pacientes das Unidades de Terapias Intensivas (UTIs). A equipe de fisioterapia em conjunto com as equipes assistenciais das UTIs instituíram uma identificação personalizada do leito com sinalização de indicadores como peso e altura do paciente, além de dados específicos sobre oxigenação.
O objetivo dessa ação é promover o uso racional de oxigênio visando a segurança assistencial do paciente e manutenção da qualidade, evitando os efeitos prejudiciais do oxigênio quando usado de forma indevida, além de promover segurança quanto ao volume de ar adequado nos aparelhos que auxiliam na respiração do paciente.
Para a supervisora multiprofissional interina do Hugol, Alana Parreira Costa Rezende, a nova identificação irá auxiliar no trabalho dos profissionais. “Isso irá otimizar a atuação da equipe assistencial visando um atendimento personalizado e priorizando a segurança do paciente”, afirma.
A correta identificação e atualização das informações utilizadas pelos profissionais garante uma adequada conduta no cuidado ao paciente, com segurança, transparência e responsabilidade.