Líderes do HDS participam de Oficina sobre Planejamento Estratégico
No dia 24 de março, o grupo de líderes de todas as áreas do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), participaram da Oficina do Planejamento Estratégico – Programação Anual 2023. A dinâmica foi organizada pela equipe do Planejamento Estratégico da Unidade.
Para orientar as áreas, a metodologia de construção das ações foi organizada a partir de macro temas dentro das perspectivas Aprendizado e Desenvolvimento, Processos, Sustentabilidade, Usuário e Sociedade. Durante toda a manhã de oficina, os gestores puderam contribuir nas iniciativas institucionais e já iniciaram discussões sobre as possibilidades de atuação em propostas estratégicas transversais.
O Diretor Administrativo e Financeiro, Andre Alves dos Santos, afirma que “estes encontros permitem o envolvimento e o engajamento de todos os líderes no planejamento estratégico da Unidade, por meio da construção de iniciativas e metas estratégicas, resultando no alcance dos objetivos e principalmente no cumprimento na missão do HDS que é Acolher e prestar cuidados de excelência aos usuários dos SUS, promovendo atendimento ambulatorial especializado, atenção domiciliar, internação prolongada e assistência integral aos pacientes moradores.”
Nas palavras do Diretor-Geral, Luiz Carlos Junio Sampaio, “a proposta de reunir, simultaneamente, todos os gestores nesta oficina foi no sentido de evidenciar que todas as frentes de atuação da unidade de saúde, são corresponsáveis pela construção das iniciativas deste planejamento estratégico. Além disso, sabemos que, diante de tantos desafios contextuais do HDS, é fundamental que estabeleçamos uma agenda prioritária de projetos e ações. É uma forma atuação mais segura, em permanente consonância com o propósito, missão e visão, e de buscarmos cada vez mais avanços na construção de um hospital que atenda com excelência às necessidades dos usuários dos serviços”.
Sampaio, complementa ainda que numa liderança transformadora e inspiradora, um ponto importante é o envolvimento de todos os profissionais, ou seja, explorar ao máximo o potencial do time de líderes. “O HDS é uma unidade de saúde que faz grandes entregas, mas pode fazer muito mais, por isso, é importante envolver não somente as lideranças instituídas, mas as lideranças referências de processo. Esse vai ser o nosso enfoque. Porque a gente tem a noção do que planeja e quem executa. Então, temos que inseri-los. Não adianta o gestor reunir, pensar numa série de iniciativas e não envolver a aponta, que é quem executa. E a gente precisa escutar essas pessoas também e envolvê-las, até para despertar o senso de dono e de pertencimento”.