HDS promove reunião científica como foco em Mal Súbito
Mal Súbito foi o tema da Reunião Científica realizada pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). O evento que aconteceu nos dias 27 e 28 de março, teve como objetivo capacitar os profissionais da unidade sobre como identificar um mal súbito e as técnicas de primeiros socorros para atendimento a vítimas de Mal Súbito, se o caso for de parada cardiorrespiratória, seguindo as condutas corretas nesses casos.
Os enfermeiros Laureano Rasmussem e Edmar Moreira Cabral foram os convidados para falar sobre o tema. Segundo os profissionais, o mal súbito é uma condição inesperada, não é uma doença e sim um sintoma. Caracterizada pela perda repentina da consciência devido a algum distúrbio ou doença como arritmia, diabete, desidratação, infarto, AVC e abranger diferentes episódios de mal-estar.
“O mal súbito pode causar sintomas que se iniciam de forma repentina e inesperada, como: tontura, vertigem, sonolência ou confusão mental, perda do equilíbrio, mal-estar geral, entre outros”, explica Laureano.
Laureano pontuou também que essa situação pode ser causada por diversos fatores. “O mal súbito pode ser provocado por desidratação, estresse, queda de pressão ou quadros mais graves, como aneurisma, arritmia e infarto”.
“Esse tipo de condição necessita de atendimento médico imediato, pois ocorre uma deterioração súbita e imprevisível do estado de saúde, podendo causar morte súbita, que pode acontecer em até 1 hora após o início dos sintomas” frisou Laureano.
Os profissionais destacaram alguns passos a serem seguidos diante de uma situação de Mal Súbito, como fazer uma avaliação do nível de consciência e pulso, verificar se a pessoa está respirando, comunicar o serviço médico, solicitar ajuda, manter a calma e o ambiente seguro.
Ao final, os participantes colocaram em prática as orientações fornecidas durante a capacitação com a simulação de um atendimento real à pessoa com sinais de Mal Súbito e reforçaram a importância de seguir o procedimento no HDS em situações desse tipo.