Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Residente do Hugol tem pesquisa publicada em revista científica internacional


30 de março de 2023



A pesquisa do Cirurgião Bucomaxilofacial, Drº Agnaldo Rocha Prata Júnior, investigou diferentes dispositivos para tratamentos de infecções maxilofaciais graves. O objetivo era descobrir qual técnica levaria a um tratamento mais eficaz e ágil para os pacientes, assim foi usando drenos pós-cirúrgicos de dois tipos: irrigáveis ou não irrigáveis. O estudo foi publicado pela revista norte-americana Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, and Oral Radiology, com o título:Desfechos do uso de drenos irrigáveis no tratamento de infecções odontogênicas graves (Outcomes of the use of irrigating drains in severe odontogenic infection management). 

O Drº Prata Junior, como gosta de ser chamado, concluiu a residência no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO),em 2023 e segundo ele, a residência no HUGOL foi a base para o desenvolvimento da pesquisa. “Após o resultado, fiquei com sensação de dever cumprido por terminar a residência dessa forma: contribuindo com um “guia de tratamento” de uma condição tão grave, que são os processos infecciosos maxilofaciais” , diz.

A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento de problemas como traumatismos, lesões e anomalias congênitas ou adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas craniofaciais associadas. Para Júnior, esses profissionais são de extrema importância em um hospital de Urgência e Emergência como o Hugol. “O Cirurgião Bucomaxilofacial, trabalha de forma assertiva no tratamento de inúmeros pacientes admitidos diariamente nos serviços de urgência e emergência; sendo os acometidos por infecções maxilofaciais um dos diversos perfis tratados pelo Hugol” , afirma.