Residente do Hugol tem pesquisa publicada em revista científica internacional
A pesquisa do Cirurgião Bucomaxilofacial, Drº Agnaldo Rocha Prata Júnior, investigou diferentes dispositivos para tratamentos de infecções maxilofaciais graves. O objetivo era descobrir qual técnica levaria a um tratamento mais eficaz e ágil para os pacientes, assim foi usando drenos pós-cirúrgicos de dois tipos: irrigáveis ou não irrigáveis. O estudo foi publicado pela revista norte-americana Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, and Oral Radiology, com o título:Desfechos do uso de drenos irrigáveis no tratamento de infecções odontogênicas graves (Outcomes of the use of irrigating drains in severe odontogenic infection management).
O Drº Prata Junior, como gosta de ser chamado, concluiu a residência no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO),em 2023 e segundo ele, a residência no HUGOL foi a base para o desenvolvimento da pesquisa. “Após o resultado, fiquei com sensação de dever cumprido por terminar a residência dessa forma: contribuindo com um “guia de tratamento” de uma condição tão grave, que são os processos infecciosos maxilofaciais” , diz.
A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento de problemas como traumatismos, lesões e anomalias congênitas ou adquiridas do aparelho mastigatório e estruturas craniofaciais associadas. Para Júnior, esses profissionais são de extrema importância em um hospital de Urgência e Emergência como o Hugol. “O Cirurgião Bucomaxilofacial, trabalha de forma assertiva no tratamento de inúmeros pacientes admitidos diariamente nos serviços de urgência e emergência; sendo os acometidos por infecções maxilofaciais um dos diversos perfis tratados pelo Hugol” , afirma.