Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad implanta protocolo para redução do jejum antes de cirurgias que tem “geladinho” para as crianças


4 de abril de 2023



As equipes de nutrição e enfermagem do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram nesta semana de treinamento para a implantação de protocolo que reduz o tempo de jejum pré-operatório na unidade. A medida traz maior conforto para o paciente, reduzindo a fome, a sede e a ansiedade na etapa pré-cirúrgica, além de auxiliar na melhoria do controle glicêmico durante o pós-operatório.
 
Segundo a supervisora de nutrição do Hecad, Lorruama Fogaça, a aplicação do protocolo amplia o bem-estar do paciente, especialmente das crianças. “Uma das formas de abreviar e tornar mais agradável o jejum pré-operatório no Hecad é um “geladinho” feito com suco de laranja que vamos oferecer aos pacientes. É um alimento que atrai a criança e pode ser consumido mais próximo do horário do procedimento cirúrgico, evitando que o paciente fique sem se alimentar por um longo período de tempo”, explica Lorruama.

De acordo com o novo protocolo, o tempo de jejum - que era de até 08 horas - é reduzido para três horas em caso de líquidos claros, sem resíduos ou aleitamento materno, quatro horas para fórmulas lácteas exclusivas e seis horas para dieta enteral e refeições sólidas. O protocolo estabelece também a elaboração de um plano terapêutico conjunto entre as equipes para melhoria da experiência do paciente. 

O treinamento contou ainda com instruções para ampliar a cooperação e assertividade entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e nutricionistas. A capacitação foi oferecida a mais de 200 profissionais que compõem as equipes assistenciais do Hecad, divididos em oito turmas.
 
Segundo a supervisora de internação do Hecad, Monise Marques, a atualização dos procedimentos promove a incorporação dos avanços na área de nutrição no cotidiano do hospital.  “A terapia nutricional precisa estar bem inserida na rotina de cuidados com os pacientes e atualizada para levar o que há de melhor a eles”, afirmou.