Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HUGOL


Após 35 dias na UTI paciente recupera a consciência e recebe visita de familiares


18 de abril de 2023



O processo de hospitalização deixa a maioria dos pacientes fragilizados emocionalmente, para isso a equipe de UTI do Hugol, pensando no bem estar e na recuperação do paciente, promove sempre que possível, a visita dos familiares. No último dia 13, em uma ação realizada pela equipe multiprofissional do Hugol, a paciente Cleides Barbosa de Souza Carvalho, 49 anos, após 35 dias de internação na UTI F, recebeu a visita dos familiares, que vieram de Anicuns -GO, a 83 quilômetros da capital.

Cleide teve um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC) por ruptura de aneurisma e de acordo com o médico coordenador da UTI, Drº Gustavo Prudente, a recuperação dela é um verdadeiro milagre. “Ela é o quadro mais grave de aneurisma, a mortalidade é de 80% e mesmo os 20% que sobrevivem, muitos ficam em coma por grandes períodos. Durante o tratamento, vários procedimentos foram realizados com a paciente aqui no Hugol e na última semana começamos a observar o desenvolvimento no nível de consciência, ela começou a falar e movimentar o lado direito. Ela realmente é um milagre de Deus!”, diz o médico. 

Observando a melhora clínica, a visita foi agendada e realizada no jardim do hospital. Esposo, filho, nora e mãe de Cleide, estavam presentes para matar a saudades e com amor, estimular a paciente para a continuidade do tratamento. Gumercinda Barbosa de 

Sousa é a mãe e fica emocionada em ver que a evolução da filha com o tratamento ofertado pelo Hugol. “ Eu passei um susto muito grande! Mas agora eu tô feliz, porque estou vendo minha filha sentada, abrindo o olho, respirando sem aparelhos, isso é muito gratificante e mostra que ela está sendo muito bem cuidada. Eu só tenho que agradecer a todos do Hugol”, diz emocionada. 

A psicóloga Érica Alves de Carvalho afirma que quando acontece um atendimento de qualidade ao paciente e familiares, regado de empatia, compreendendo, ouvindo as necessidades e queixas os usuários conseguem sentir-se acolhidos e compreendidos, favorecendo assim o processo de enfrentamento diante da situação vivenciada. “Nós da psicologia temos papel fundamental nesse processo, superando desafios, oferecendo escuta ativa, suporte emocional, fazendo com que as famílias se façam presentes dentro da nossa realidade institucional”, reitera. 

No Hugol as visitas presenciais são limitadas, por ser um hospital de urgência, as ações para promover a humanização dentro do ambiente hospitalar são constantes, uma delas é reduzir o impacto desse distanciamento entre familiares e pacientes. A Psicóloga ainda reforça que através dessa ação é possível perceber bons resultados, como a redução no nível de ansiedade, melhora no humor e melhor enfrentamento tanto do paciente quanto da família.