Visitas virtuais contribuem para melhor recuperação dos pacientes no Hugol
As evoluções tecnológicas permitem, com simples adaptações, melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas e podem até salvar vidas. A equipe Multiprofissional do Hugol, planejou uma forma segura dos familiares acompanharem os pacientes do Centro Cirúrgicos, as visitas agora são permitidas de forma virtual.
Segundo a psicóloga Lorena Marques Melo, a ideia surgiu pela identificação da demanda por parte da gestão de enfermagem do centro cirúrgico e logo em seguida foi abraçada pela gestão de psicologia. “Os pacientes ficam longos períodos dentro do centro cirúrgico entre pré-operatório e pós-operatório. Famílias que vêm do interior e, por vezes, não conseguem estar presencialmente aqui no hospital para receber as notícias. Essa distância e falta de comunicação gera ansiedade, fragilidade emocional e consequentemente pode impactar na recuperação. Assim, a simples ação de uma vídeo chamada, diminui esse nível de estresse”.
Juan Carlos Zambano Maita chegou ao hospital na noite desta terça-feira, 19, com queimaduras pelo corpo e foi necessário fazer uma cirurgia de urgência para preservar a pele do paciente. Ele é recém chegado da Venezuela e mora na Cidade de Estrela do Oeste - GO, a 357 quilômetros de Goiânia.
Para Juan, conversar com a esposa, mesmo que seja de forma virtual, acalma o stress e diminui a ansiedade, pois pôde mostrar que estava se recuperando bem. “Foi bom demais falar com ela, porque eu estou aqui dentro (no Centro Cirúrgico) e ela lá fora, mesmo com os profissionais atualizando meu boletim, acho que me ver deixa ela mais tranquila e eu também fico mais tranquilo”, diz.
A esposa de Juan, a professora de espanhol Eumilda Esther Malpica Morillo, aguarda na recepção geral do Hospital e fica atenta ao estado de saúde do marido. “Eu fico muito feliz em falar com ele, porque não temos nenhum familiar no Brasil. Em nossa conversa eu desejo boa sorte e ao mesmo tempo rogo a Deus para que o proteja e guarde, para que ele receba alta o mais breve possível.
A escala para visitas on-line ainda está em adequação, mas, desde janeiro deste ano o trabalho é realizado de segunda a sexta-feira às 10h pela equipe de psicologia da unidade.