Paciente internado há 31 dias recebe visita de Pet no Hugol
Segundo a ciência, o Ser Humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. Mas como explicar a relação entre um homem e sua cadelinha?
Nesta terça-feira, 2, o paciente Jânio Corrêa Siqueira recebeu uma visita bastante especial. Acompanhada com familiares, a cadelinha Mel, pôde visitar seu tutor após 31 dias afastados. A visita aconteceu no jardim interno da unidade, respeitando todos os protocolos de segurança.
Srº Jânio sofreu um acidente em 2016, quando caminhão no qual era carona capotou deixando-o paraplégico, poucos meses antes do acidente a família adotou a Mel, que acompanhou todo o seu processo. Atualmente, o paciente está hospitalizado em tratamento de osteomielite em síntese de quadril.
Segundo a psicóloga do Hugol, Luana Viana, essa visita mostra o atendimento humanizado oferecido pelo hospital. “ A visita ameniza um pouco esse contexto de hospitalização e traz melhora no aspecto emocional do paciente. A Mel já é uma cachorrinha terapêutica e acompanha o Srº Janio desde o seu acidente”, diz.
Para Jânio receber a visita da Mel é uma alegria imensurável. “Ela cresceu comigo. Quando eu fiquei acamado, após o acidente, ela era minha parceira, me vigiava o tempo todo. Ela foi muito importante para minha reabilitação e a visita dela e da minha família me dá mais ânimo para seguir enfrente”, afirma.
Os benefícios da visita pet para pacientes hospitalizados não se limitam apenas ao aspecto emocional. A presença de animais de estimação também pode ter efeitos fisiológicos positivos, como a redução da pressão arterial e do batimento cardíaco. Além disso, a interação com animais de estimação pode estimular a produção de hormônios associados ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina. Ações como essa demonstram o cuidado com o paciente e reforça o nosso compromisso em cuidar de vidas.