Reunião do Núcleo de Compliance do mês de maio marca o lançamento da 4ª edição do questionário de autoavaliação de riscos da Agir
Aconteceu, no dia 17 de maio mais um encontro mensal de alinhamento do Núcleo de Compliance sobre Compliance e Integridade com os colaboradores do corporativo da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir.
A reunião foi realizada em formato híbrido, com a presença da Chefia do Núcleo de Compliance, Helca Nascimento e sua equipe e do Superintendente Lucas Paula da Silva que realizou a abertura do encontro reforçando o valor organizacional da Ética e a importância da autogestão de cada integrante da Agir para realização de nosso propósito institucional.
Em seguida, Helca expôs a pauta do encontro, com foco na instrução sobre o adequado preenchimento do questionário de autoavaliação de riscos, lançado em 16 de maio e informando que seus quesitos foram submetidos e validados tanto internamente, perante a Superintendência Executiva da Agir, quanto externamente, com envio do mesmo à CGE.
O encontro contou também com a contribuição técnica do Supervisor de Planejamento Estratégico, Célio Eduardo Zacharias Tropia, que compartilhou sua experiência profissional como Presidente da equipe de avaliadores internos em edições anteriores dessa ação institucional. Na ocasião, ele frisou a importância de todos os colaboradores serem corresponsáveis pelas informações a serem registradas nesta quarta edição do questionário de autoavaliação que as equipes irão preencher.
O supervisor ainda reforçou a leitura das diretrizes 41 e 43 da Agir, para resgate da metodologia e apontou que as reuniões de alinhamento entre as equipes dos diversos setores do corporativo e a eleição de um representante para o preenchimento do questionário pode favorecer uma eficiente organização para cumprimento desta ação.
Na sequência, Helca Nascimento realizou a leitura sistemática dos dezessete itens do questionário, com explanação sobre os mesmos e informou os participantes sobre o lançamento dos módulos III e IV da Trilha de Aprendizagem de Compliance disponíveis na plataforma de cursos da Agir e obrigatória para todos os colaboradores.
Os integrantes do Comitê Corporativo de Ética da Agir, Wagner de Oliveira Reis e Camila Borges Rufino Moreira pontuaram sobre os conteúdos ministrados, relativos a Relacionamento Ético com Fornecedores e Fluxo para apuração de violações graves.
Por fim, foram feitos dois informes pela Chefia do Núcleo de Compliance, sobre a participação da Agir na Rodada Ética e Gestão Pública na I Semana da Ética do Instituto Ética e Saúde, em São Paulo, no início do mês de maio e o lançamento do edital da Escola Superior do Ministério Público de Goiás, com inscrições abertas de 15 de maio a 15 de junho, que irá contar com a participação da comunidade em geral na segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento e Certificação Compliance Público, como recomendação de integração feita aos colaboradores da Agir.