Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HECAD


Hecad realiza oficina para conscientizar crianças no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual


19 de maio de 2023



As crianças em internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da oficina Semáforo do Toque. Com as cores do semáforo, a equipe multiprofissional da unidade buscou conscientizar os pequenos sobre as áreas do corpo que podem ou não ser tocadas pelas pessoas.

“Sabemos que o tema pode ser um tabu para muitas famílias e por isso é importante que essa elucidação seja feita de forma lúdica, confortável para a criança e muito clara quanto aos limites do que é aceitável e do que é abuso”, contou o supervisor da equipe multiprofissional do Hecad, Lucas.

“Nós fizemos um momento de conversa com as crianças na brinquedoteca do hospital, com apoio da psicologia e pedagogia, e depois a atividade de pintura. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual existe para alertar toda a sociedade quanto à necessidade de proteção e criação de um ambiente seguro para as nossas crianças”, disse.

Os pacientes com precaução de contato receberam orientações das equipes nos leitos e kits de pintura para realizarem o exercício com a ajuda dos acompanhantes. Segundo a mãe Lucilene Alves, que acompanha o filho de 8 anos no Hecad, a iniciativa cria oportunidades para tratar do assunto com as crianças de maneira didática e sensível.

“É um tema muito relevante e precisamos reforçar sempre para as nossas crianças quais são os limites que eles devem aceitar na interação com outras pessoas. A forma como o hospital demonstrou isso é mais uma forma de cuidado com cada paciente que está aqui”, afirmou a mãe.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2.000 para dar mais visibilidade à ações de acolhimento, conscientização e combate à violência sexual. Em Goiás, o Hecad é a unidade de referência no atendimento em saúde à crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual.



IMG-7084.jpg
IMG-7072.jpg
IMG-7093.jpg
IMG-7084.jpg
IMG-7227.jpg
IMG-7093.jpg
IMG-7224.jpg
IMG-7227.jpg
IMG-7231.jpg
IMG-7224.jpg
IMG-7218.jpg
IMG-7231.jpg
IMG-7218.jpg
IMG-7252.jpg
IMG-7253.jpg
IMG-7256.jpg
IMG-7263.jpg