Hecad realiza oficina para conscientizar crianças no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual
As crianças em internação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) participaram nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da oficina Semáforo do Toque. Com as cores do semáforo, a equipe multiprofissional da unidade buscou conscientizar os pequenos sobre as áreas do corpo que podem ou não ser tocadas pelas pessoas.
“Sabemos que o tema pode ser um tabu para muitas famílias e por isso é importante que essa elucidação seja feita de forma lúdica, confortável para a criança e muito clara quanto aos limites do que é aceitável e do que é abuso”, contou o supervisor da equipe multiprofissional do Hecad, Lucas.
“Nós fizemos um momento de conversa com as crianças na brinquedoteca do hospital, com apoio da psicologia e pedagogia, e depois a atividade de pintura. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual existe para alertar toda a sociedade quanto à necessidade de proteção e criação de um ambiente seguro para as nossas crianças”, disse.
Os pacientes com precaução de contato receberam orientações das equipes nos leitos e kits de pintura para realizarem o exercício com a ajuda dos acompanhantes. Segundo a mãe Lucilene Alves, que acompanha o filho de 8 anos no Hecad, a iniciativa cria oportunidades para tratar do assunto com as crianças de maneira didática e sensível.
“É um tema muito relevante e precisamos reforçar sempre para as nossas crianças quais são os limites que eles devem aceitar na interação com outras pessoas. A forma como o hospital demonstrou isso é mais uma forma de cuidado com cada paciente que está aqui”, afirmou a mãe.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2.000 para dar mais visibilidade à ações de acolhimento, conscientização e combate à violência sexual. Em Goiás, o Hecad é a unidade de referência no atendimento em saúde à crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual.
















