Crer investe em ferramenta digital para pesquisa científica e suporte em decisões clínicas
Tecnologia do UpToDate é uma aliada dos programas de residência na formação médica e multidisciplinar
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) passou a utilizar a ferramenta UpTodate. A tecnologia permite que os profissionais do hospital realizem consultas de evidências científicas publicadas na literatura dos principais periódicos internacionais. O programa foi adquirido pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, da Secretaria de Estado da Saúde, e é destinado a todos os profissionais de saúde do hospital.
De acordo com a supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Cristiane Soto Machado, o UpToDate é uma importante ferramenta de suporte a decisões clínicas e de atualização nas várias especialidades. "Para os residentes, preceptores e tutores das residências médicas e multiprofissionais, esse tipo de tecnologia é de extrema importância, uma vez que pode ser utilizada como uma aliada na formação e no aprimoramento do ensino, na elaboração aulas, seminários e revisões bibliográficas com excelência no embasamento científico", afirma.
Cristiane explica que a ferramenta contribui nas discussões e nas decisões clínicas, contribuindo na qualidade do atendimento hospitalar. “O UpToDate é uma solução eletrônica que leva saúde baseada em evidência para o dia a dia dos profissionais de saúde. O uso da ferramenta objetiva responder dúvidas, aumentar o conhecimento clínico e melhorar o cuidado ao paciente na unidade.”
Karlos Thiago Pinheiro, tutor de fonoaudiologia do Crer, explica que para ter acesso à plataforma, que pode ser acessada tanto de um computador de mesa, como de um tablet ou de um celular, o profissional do Crer precisa realizar o primeiro acesso em um equipamento do hospital. “No sistema UpToDate o colaborador irá fazer um cadastro, registrar um login, e por meio desse cadastro, o profissional poderá acessar a plataforma por meio de qualquer dispositivo móvel”, explica.
O tutor lembra que caso o colaborador fique mais de três meses sem acessar o UpToDate em um computador do Crer, esse acesso é bloqueado, para que o acesso seja renovado, basta fazer o login utilizando um equipamento da rede do hospital. “Para fazer essa renovação, basta que o colaborador faça esse login utilizando um computador da unidade novamente”, esclarece Karlos.

