Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Ouvidorias do HDS e Hecad são premiadas pela Controladoria-Geral da União


25 de maio de 2023



As ouvidorias do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) foram premiadas no VI Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias.

As duas unidades da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) contaram com suporte técnico e assessoria do Núcleo de Compliance da Agir e conquistaram o terceiro lugar na premiação, que contou com a participação de ouvidorias de todo o país.

Este resultado destaca a cultura digital do planejamento estratégico da Agir, com processos eletrônicos que promovem a integridade do sigilo ao denunciante de boa-fé, com segurança jurídica e otimização da tratativa da denúncia. 

“A participação social é basilar no Sistema Único de Saúde e por isso a atuação das ouvidorias é tão importante. A ouvidoria acolhe e dá voz ao cidadão que está na ponta, trazendo à gestão a sua perspectiva sobre as entregas que a unidade realiza”, afirmou a diretora geral do Hecad, Mônica Costa. “É uma instância fundamental para avançarmos na qualidade da assistência em saúde, na humanização dos nossos serviços e no atendimento às demandas da sociedade”, afirmou.

A premiação tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas em todos os níveis da federação, que promovam o aprimoramento do controle social, a ampliação de espaços e canais de participação social e a melhoria da prestação de serviços públicos por meio da colaboração dos usuários.

O HDS e o Hecad fizeram um projeto conjunto que demonstra o fluxo dos processos nas ouvidorias das unidades. As ouvidorias usam como mecanismos o sistema informatizado que possibilita ao ouvidor o gerenciamento das manifestações, de modo que os dados podem ser utilizados na elaboração de relatórios e estratégias de melhoria. Além disso, o sistema garante o anonimato do denunciante, uma vez que a manifestação permanece sob acesso restrito e guarda exclusiva do ouvidor da unidade, conforme preconizado pela Resolução nº03/2019.

Além da utilização do sistema interno para tratativa e plano de ações das manifestações, as ouvidorias dos hospitais utilizam obrigatoriamente o sistema OUVIDORSUS, preconizado no âmbito das ouvidorias de saúde.

O Ouvidor do HDS, Ailton Alves da Silva afirma que a participação no concurso foi de suma importância, pois setor de ouvidoria dentro da instituição é uma ferramenta de gestão estratégica e que contribui para os planos de ações de melhorias pautados no cuidado ao usuário, respeito, ética, humanização e acolhimento.

“Agradeço a Agir pelo incentivo à participação e na estruturação do processo. Todas as unidades geridas, possui sistema interno padronizado para o envio dos registros com segurança das informações, proporcionando aos gestores uma visão ampla, que além de respostas aos usuários, é considerada a segurança do paciente”, diz Ailton.

“Nós buscamos sempre resguardar a identidade do cidadão, encaminhar a reclamação, denúncia ou sugestão ao gestor da área e avaliar a efetividade das medidas implementadas por cada setor no atendimento às demandas apresentadas pelos usuários”, contou a supervisora de Qualidade do Hecad, Najara Cardoso.

“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais do setor, que se dedicam e não medem esforços para ouvir, entender e resolver as demandas dos usuários dos nossos serviços. Para nós do HDS essa premiação é sinônimo de orgulho e motivação para continuarmos nesse caminho de evolução da melhor experiência do usuário SUS na nossa unidade e reafirma o nosso compromisso com o propósito Cuidar de Vidas”, ressalta do Diretor-Geral do HDS, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles.