Projeto Luz da Idade promove educação ambiental para crianças e pacientes moradores do HDS
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou na tarde da última terça-feira, 30/05, mais uma edição do Projeto Luz da Idade. Desta vez, as crianças da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta participaram de uma tarde educativa sobre o meio ambiente.
Com uma bela apresentação musical, as crianças disseminaram alegria e emoção ao dançarem e cantarem para os pacientes moradores. Em seguida, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre os valores e uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e as espécies que habita o planeta, a bióloga Marcella Sabino explicou sobre os principais impactos ambientais que tem levado a destruição dos recursos naturais e as extinção de várias espécies. “A destruição ambiental é causada por uma série de impactos que afetam negativamente os ecossistemas e a biodiversidade do nosso planeta. Por isso, a preservação do meio ambiente é de extrema importância para a sustentabilidade e o bem-estar de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos”.
A profissional destaca ainda que, a preservação do meio ambiente ajuda a proteger a biodiversidade e garante a continuidade das espécies e o desempenho dos seus papéis ecológicos. De forma lúdica, com demonstração das lixeiras da coleta seletiva, Marcella falou sobre a segregação correta dos resíduos e sua destinação final.
“É uma atividade que promove o conhecimento para colocarem em prática a forma correta da coleta seletiva e a importância da reciclagem, que contribui na redução dos resíduos que vai para os aterros sanitários, promovendo a conservação dos recursos naturais”, conclui Marcella.
“Foi uma tarde de muito conhecimento, vou colocar em prática tudo o que foi falado”, afirma o estudante Antônio César Araújo.
O Projeto Luz da Idade acontece mensalmente e é uma parceria entre o HDS e a Escola Municipal de Tempo Integral Santa Marta, colégio vizinho ao hospital. O objetivo é promover integração social e inclusão dos pacientes moradores da Residência Assistencial.