Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS recebe visita técnica de estudantes do curso de medicina


12 de junho de 2023



Como instrumento fundamental para saúde pública no estado de Goiás, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), além de prestar atendimento em várias especialidades, contribui também para a formação profissional de alunos de diversos cursos de ensino superior.

Dentro desse contexto, durante o mês de maio, a unidade hospitalar recebeu visitas técnicas dos estudantes do curso de medicina da Universidade de Rio Verde. Com o objetivo de conhecer a história e acompanhar as atividades da unidade, os alunos, recepcionados pela responsável do Serviço de Ensino e Pesquisa, Mariana Ribeiro, percorreram os setores conhecendo os serviços e equipes. 

A estudante Débora Batista Silva relatou que, por causa do nome “Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta”, pensava que seria um hospital padrão, um prédio alto com consultórios, pintado nas cores cinza, branco e verde, enfermeiros e médicos passando pelos corredores, “e, pelo menos para mim, ao conhecer o hospital e toda estrutura, foi muito positiva a quebra dessa expectativa”.

A discente afirmou ainda, que se emocionou ao conhecer a história da Colônia Santa Marta. “Ao chegar já havia ficado surpresa com o local e a quantidade de área verde e conhecer a história de como e por qual motivo foi criada a Colônia Santa Marta me deixou bastante emotiva. A Mariana nos guiou apresentando os setores e serviços. Organização é a palavra que define o lugar! A rede de apoio me fez compreender na prática o cuidado paliativo, o cuidado ao paciente: antes de ser um paciente toda pessoa é ser humano. Uma cena que me marcou bastante foi quando vi um profissional empurrando a cadeira de rodas de um paciente após o atendimento e, ao chegar no pátio, como o sol estava ‘quente’, este abriu uma sombrinha e se curvou para a proteger o paciente, levando-o para o alojamento”.

Débora finaliza falando sobre sua escolha em fazer medicina. “Ao optar em fazer medicina, sempre tive em mente ajudar pessoas, principalmente as mais vulneráveis e ver um ambiente inteiro voltado para isso, me fez realmente ter a certeza de que escolhi o curso certo. Espero poder atuar assim. Agradeço a oportunidade de conhecer e compreender o funcionamento do HDS”, finaliza Débora.

Para a professora Heloísa Silva Guerra, “a visita ao HDS foi muito proveitosa, considerando as bases da disciplina MISCO, que enfatiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Pudemos ver pessoalmente a estrutura e funcionamento do hospital, compreender desde de sua criação até reformulação do atendimento com foco no paciente idoso, entendendo fluxos, referência e contrarreferência e a integralidade na prática. O lugar é agradável, espaçoso e fomos bem recebidos e guiados na figura da profissional Mariana. Agradecemos a oportunidade e esperamos estreitar os laços com a instituição no sentido de continuar incorporando a visita técnica às atividades dos acadêmicos de Medicina".

Mariana Ribeiro, responsável pelo Serviço de Ensino e Pesquisa, reitera que o sentimento é de gratidão. “Para mim, enquanto representante do HDS e a frente do ensino e pesquisa, esse momento de visita é muito gratificante e faz parte da nossa missão, dos nossos objetivos, contribuir com a formação desses profissionais. Poder contar a história da unidade, enquanto Colônia Santa Marta, e a trajetória do HDS até os dias atuais, com a administração da AGIR, é uma oportunidade de contribuir com a sociedade e divulgar a nossa unidade, os serviços que ela oferece e qual o caminho para a população ter acesso a esses atendimentos aqui prestados”.