HDS recebe visita técnica de estudantes do curso de medicina
Como instrumento fundamental para saúde pública no estado de Goiás, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), além de prestar atendimento em várias especialidades, contribui também para a formação profissional de alunos de diversos cursos de ensino superior.
Dentro desse contexto, durante o mês de maio, a unidade hospitalar recebeu visitas técnicas dos estudantes do curso de medicina da Universidade de Rio Verde. Com o objetivo de conhecer a história e acompanhar as atividades da unidade, os alunos, recepcionados pela responsável do Serviço de Ensino e Pesquisa, Mariana Ribeiro, percorreram os setores conhecendo os serviços e equipes.
A estudante Débora Batista Silva relatou que, por causa do nome “Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta”, pensava que seria um hospital padrão, um prédio alto com consultórios, pintado nas cores cinza, branco e verde, enfermeiros e médicos passando pelos corredores, “e, pelo menos para mim, ao conhecer o hospital e toda estrutura, foi muito positiva a quebra dessa expectativa”.
A discente afirmou ainda, que se emocionou ao conhecer a história da Colônia Santa Marta. “Ao chegar já havia ficado surpresa com o local e a quantidade de área verde e conhecer a história de como e por qual motivo foi criada a Colônia Santa Marta me deixou bastante emotiva. A Mariana nos guiou apresentando os setores e serviços. Organização é a palavra que define o lugar! A rede de apoio me fez compreender na prática o cuidado paliativo, o cuidado ao paciente: antes de ser um paciente toda pessoa é ser humano. Uma cena que me marcou bastante foi quando vi um profissional empurrando a cadeira de rodas de um paciente após o atendimento e, ao chegar no pátio, como o sol estava ‘quente’, este abriu uma sombrinha e se curvou para a proteger o paciente, levando-o para o alojamento”.
Débora finaliza falando sobre sua escolha em fazer medicina. “Ao optar em fazer medicina, sempre tive em mente ajudar pessoas, principalmente as mais vulneráveis e ver um ambiente inteiro voltado para isso, me fez realmente ter a certeza de que escolhi o curso certo. Espero poder atuar assim. Agradeço a oportunidade de conhecer e compreender o funcionamento do HDS”, finaliza Débora.
Para a professora Heloísa Silva Guerra, “a visita ao HDS foi muito proveitosa, considerando as bases da disciplina MISCO, que enfatiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Pudemos ver pessoalmente a estrutura e funcionamento do hospital, compreender desde de sua criação até reformulação do atendimento com foco no paciente idoso, entendendo fluxos, referência e contrarreferência e a integralidade na prática. O lugar é agradável, espaçoso e fomos bem recebidos e guiados na figura da profissional Mariana. Agradecemos a oportunidade e esperamos estreitar os laços com a instituição no sentido de continuar incorporando a visita técnica às atividades dos acadêmicos de Medicina".
Mariana Ribeiro, responsável pelo Serviço de Ensino e Pesquisa, reitera que o sentimento é de gratidão. “Para mim, enquanto representante do HDS e a frente do ensino e pesquisa, esse momento de visita é muito gratificante e faz parte da nossa missão, dos nossos objetivos, contribuir com a formação desses profissionais. Poder contar a história da unidade, enquanto Colônia Santa Marta, e a trajetória do HDS até os dias atuais, com a administração da AGIR, é uma oportunidade de contribuir com a sociedade e divulgar a nossa unidade, os serviços que ela oferece e qual o caminho para a população ter acesso a esses atendimentos aqui prestados”.