Hecad realiza capacitação itinerante sobre descarte adequado de resíduos perfurocortantes
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta segunda-feira (13) capacitação sobre o descarte adequado de resíduos perfurocortantes, de forma itinerante entre os setores da unidade. A ação faz parte da Campanha Descarte Amigo, que busca conscientizar os colaboradores para o gerenciamento adequado de resíduos gerados pelos serviços de saúde.
O técnico em segurança do trabalho Rafael Santos, destacou que o descarte de perfurocortantes impacta significativamente a segurança e saúde de todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva dos resíduos. “Esses materiais, que incluem agulhas, lâminas, bisturis e outros objetos pontiagudos, podem trazer riscos para profissionais de saúde, trabalhadores de limpeza, catadores de materiais recicláveis e qualquer pessoa que entre em contato com os resíduos. Por isso, precisam ser descartados corretamente em caixa coletora específica para perfurocortantes, preenchida com materiais até a linha pontilhada”, afirmou.
Os colaboradores do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hecad confeccionaram fantasias de seringa e caixa para descarte de materiais perfurocortantes para evidenciar a importância do descarte adequado e explicar de forma didática como realizar o manejo correto do resíduo. “Além de prevenir ferimentos acidentais e contaminação por agentes infecciosos, o gerenciamento adequado de perfurocortantes evita graves consequências ambientais, como a poluição de recursos hídricos e o desequilíbrio de ecossistemas”, disse Rafael Santos.
Para a colaboradora Ádria Costa, a iniciativa trouxe a oportunidade de discutir o tema, tirar dúvidas sobre a gestão dos resíduos e incentivar o descarte apropriado. “Eu gostei muito da capacitação e acho muito relevante reforçar in loco como devem ser realizados os decartes, conversando com quem de fato trabalha com perfurocortantes. É uma iniciativa que nos ajuda a resgatar o conhecimento sobre o tema e fortalecer as boas práticas na gestão de um resíduo que exige cautela”, afirmou.


.jpeg)
