Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Tecnologia alinhada com a jornada do paciente: HDS implanta projeto Beiro Leito


20 de junho de 2023



Aliando tecnologia e inovação à assistência em saúde, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) implantou no mês de maio o método de checagem de informações para administração de medicamentos à beira do leito hospitalar.

O projeto Checagem Beira Leito permite ao profissional de enfermagem a conferência eletrônica do medicamento a ser utilizado, através do código de barras de identificação do paciente e do medicamento.

O assistente de suporte do Serviço de Tecnologia da Informação, Rafael de Jesus Santos explica que, “disponível em todos os leitos, o sistema funciona mediante um dispositivo móvel "Palm" de uso exclusivo a cada profissional de enfermagem e com identificações específicas para cada paciente”.

A supervisora de enfermagem Ana Teresinha Soares dos Santos afirma que a implantação do projeto faz parte do conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes, eventos ou circunstâncias que podem resultar em dano para o paciente, dentro dos serviços de saúde.

A gestora explica ainda que a Segurança do Paciente estipula para a assistência 06 (seis) metas internacionais e a terceira delas é a Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos: “a Unidade de Internação do HDS adotou como prática segura, a checagem a beira leito. Assim, em parceria com o Serviço de Tecnologia da Informação, foi realizado o treinamento da equipe de enfermagem em junho, com o objetivo minimizar erros, fazendo a diluição, a administração e a checagem do medicamento. Desta forma, o processo de cuidado do paciente é fortalecido, por meio da comunicação efetiva ao paciente, acompanhante e/ou cuidador. Isso gera confiança, segurança e dentro de uma experiência positiva no processo do cuidado”, explica Ana Teresinha.

“É um projeto inovador que faz parte dos esforços da unidade em trazer novas ferramentas para otimizar os processos e muito relevante para mitigação de erros e garantir a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde, ressalta o Supervisor de TI Paulo Henrique de Oliveira Souza.