Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias




Otorrinolaringologista do Crer tem trabalho apresentado em congresso mundial sobre implante coclear


28 de junho de 2023



Zumbido e Implante Coclear foram tema de trabalho selecionado entre os 20 melhores enviados para o Congresso da Aliança Americana de Implante Coclear

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, se fundamenta no ensino e na pesquisa, construindo uma assistência em saúde chancelada pelo conhecimento científico. Além de ofertar cuidado em saúde de excelência ao usuário, o hospital também trabalha em prol da construção do saber científico que inova, aperfeiçoa e especializa, cada vez mais, a assistência em saúde praticada na unidade.

Indo ao encontro com o propósito de cuidar de vidas, nos dias 4 e 5 de junho, a otorrinolaringologista do Crer, Pauliana Lamounier, apresentou sua tese de doutorado: “A melhora do zumbido após a cirurgia de Implante Coclear”, na prestigiada Harvard Medical School, em Boston (EUA). A apresentação aconteceu para pesquisadores de todos os continentes, durante o Congresso da Sociedade Internacional de Otopatologia.

A pesquisadora, também ministrou uma aula nos dias 8 e 9 de junho no Congresso da Aliança Americana de Implante Coclear, o maior congresso mundial de implante coclear, realizado em Dallas, no Texas (EUA). Na ocasião, a médica apresentou sua tese de doutorado, que foi selecionada para a sessão entre os 20 melhores trabalhos enviados para o congresso, e um segundo trabalho com o tema: Melhora na qualidade de vida após a cirurgia do implante coclear.

O congresso discute temas relevantes para a saúde auditiva mundial, tais como: perda auditiva de origem genética e os testes genéticos, CMV (Citomegalovírus) e implante coclear, e implante coclear nos extremos de idade (< 9 meses, > 90 anos).

Segundo Pauliana, sua tese foi desenvolvida durante quatro anos, com pacientes adultos do Crer, que tinham queixas de zumbidos e que apresentavam perda auditiva de grau profundo bilateral, e que atendiam a critérios para realizar a cirurgia de implante coclear.  “Como resultado da pesquisa, foi observada uma melhora na percepção dos zumbidos após a cirurgia”, afirma.

Para ela, apresentar os resultados em congressos tão importantes tem grande relevância. “Vale a pena ressaltar que o Brasil é um dos únicos países do mundo que oferece o implante coclear gratuitamente pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. No Crer, oferecemos para a população o implante para bebês a partir de oito meses até adultos e idosos, e isso é motivo de muito orgulho”, conclui Pauliana.



033.jpg
thumbnail_IMG_7980.jpg
01.jpg