Projeto Conexões Sustentáveis educa colaboradores e distribui mudas do cerrado
Em nome do projeto Conexões Sustentáveis e contemplando a semana do meio ambiente, foram realizadas ações entre os dias 12 e 16, no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidades de saúde administradas pela Agir.
No dia 12 foi apresentada, em um Webinar Ambiental, uma palestra sobre estratégias no processo de certificação a ISO 14001, pelo Coordenador do Acolhimento do CRER, Daniel Paiva; Rhuan Havel, Biólogo do Hugol e Marcella Sabino, Bióloga do HDS. No dia 14, a Bióloga Isadora Monteiro, mestranda na USP em Serviços Ecossistêmicos e analista ESG, a convite da Agir, apresentou posicionamento estratégico frente ao modelo ESG.
Para fechar o último dia da semana do meio ambiente, em nome da Comissão de Resíduos Sólidos de Saúde do HDS, foi realizada uma dinâmica sobre segregação de resíduos e doações de mudas endêmicas do cerrado. As mudas foram doadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) através de um oficio de solicitação pela bióloga da unidade.
Durante a dinâmica sobre segregação dos resíduos sólidos, foi demostrada a destinação final ambientalmente correta destes, além de serem apresentados os termos de resíduos que vão para o “berço” ou para o “túmulo”, ou seja, aqueles resíduos produzidos nos processos que devem ser destinados para cooperativas ou medidas ecoeficientes como logística reversa/gestão circular ou os rejeitos que devem ser autoclavados ou incinerados, sendo dispostos em aterro sanitário.
Os colaboradores que participaram foram divididos em grupos, realizando a segregação desses rejeitos pela maquete de lixeiras produzida pela Comissão de Resíduos, ganhando as mudas para o replante.