Traumatismo Cranioencefálico foi tema de reuniões científicas no Crer
O assunto foi debatido durante quatro encontros realizados no mês de agosto na instituição. Ao todo, 170 profissionais participaram.
Traumatismo Cranioencefálico foi o tema das reuniões científicas do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, durante o mês de agosto. Promovidos pela Supervisão de Ensino e Pesquisa do hospital, os encontros contaram com a participação de 170 profissionais da instituição.
Ao todo, foram realizados quatro encontros, com a participação de 24 palestrantes. Os assuntos abordados pelos especialistas foram: Tratamento Hospitalar – fase aguda; Tratamento Ambulatorial – cuidado pós alta; Traumatismo Cranioencefálico Infantil e Reabilitação Cognitiva pós TCE.
O tutor da Residência Multiprofissional em Terapia Ocupacional do Crer, Israel da Silva Arantes, ressalta que a discussão do tema entre as equipes assistenciais e profissionais/residentes do hospital enriqueceram a atuação dos mesmos no cuidado aos pacientes.
“A prática clínica no cuidado ao paciente em tratamento de reabilitação pós TCE é complexa e requer multi habilidades da equipe assistencial. Diante desse desafio, o compartilhamento de experiências e os estudos de casos realizados durante os encontros potencializaram os conhecimentos e as abordagens dos profissionais envolvidos no atendimento desse paciente na instituição”.
Dados do Ministério da Saúde mostram que no período de junho de 2020 e junho de 2021 foram registradas 2.701 internações de pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico no Estado de Goiás. Destes casos, 476 deles foram registrados em hospitais de Goiânia.


