Hecad promove treinamento para atuação em casos de violência
Referência no atendimento em saúde para crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta segunda e terça-feira (17 e 18) treinamento sobre condutas e abordagens em casos suspeitos ou confirmados de violências. A capacitação, direcionada aos profissionais das equipes assistenciais da unidade, foi comandada pela psicóloga Julieta Pinheiro, coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“O nosso foco é o preenchimento correto das fichas de notificação de violência, que são fundamentais para a compreensão em profundidade dos casos e para a construção de dados que embasam a elaboração das políticas públicas, dimensionam a linha de cuidado para atenção integral à saúde das vítimas e permitem o acionamento da rede de proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes”, afirmou a palestrante.
Durante o treinamento, foram abordados temas como tipos de violência, legislação em saúde para casos de violência, importância das notificações, como fazer o preenchimento das fichas de notificação e estudos de caso. “É muito importante promover a educação continuada para esclarecer dúvidas sobre as condutas e conhecer em detalhes como deve ser feito o preenchimento das notificações e a sua finalidade em um contexto mais amplo”, afirmou Yanne Rizzo, integrante da equipe multiprofissional do Hecad que participou da capacitação.
Para a enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia Roberta Debesaitis, “é preciso que as equipes tenham atenção redobrada nos atendimentos a casos de violências e por isso trazer informações para subsidiar a atuação dos profissionais é fundamental”.