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Profissionais do HDS participam de palestra sobre feedback


3 de setembro de 2021



Tendo em vista que o feedback é uma ferramenta de alto valor na gestão de pessoas, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) promoveu na manhã do dia 01/09, uma palestra on-line para os profissionais da unidade. O convidado para tratar sobre o assunto foi o especialista em comportamento humano, Eduardo Rodrigues.


Na abertura do evento, a Diretora Geral Dra. Mônica Ribeiro Costa, após externar boas-vindas aos participantes, ressaltou que o feedback vai muito além de um momento formal, é uma prática cotidiana que promove o desenvolvimento e o alcance dos melhores resultados.


Ao iniciar a palestra, os participantes responderam à pergunta: como você chegou aqui hoje? Questionamento feito pelo palestrante Eduardo Rodrigues para absorver as expectativas de cada um e explicou que é preciso considerar o sentimento para sair do formal na aplicação do feedback.


Eduardo destacou que o líder recorrer ao feedback de forma contínua com as técnicas corretas, promove a cultura do diálogo estabelecendo relações transparentes e uma equipe engajada e produtiva. “É preciso humildade e sabedoria para compreender que o feedback é um processo de crescimento saudável entre as partes, líder e liderado. É um diálogo e não um desabafo”, pontua.


Desenvolvimento da pessoa, clareza, abordagem livre de julgamentos, reflexão e mudança, são algumas das características citadas por Eduardo para explicar o que é feedback e os benefícios que contribuem para a maximização da cultura do diálogo, criação das regras de ouro e das políticas para o bom convívio e outros fatores que reduzem incertezas, direciona e motiva.


O feedback valioso é aquele explicito e positivo, pois nesse contexto, ao receber informações sobre sua performance, no sentido de ajudar a melhorar, o colaborador se sente valorizado e cada vez mais motivado a entregar sempre o melhor de forma contínua. E para aplicação desse feedback, o gestor precisa se basear no ciclo de 3, que consistem em três perguntas (o que você tem feito bem, o que precisa melhorar e como suas forças podem atacar esses pontos de melhoria), três etapas (dia do feedback, checagem do progresso e desenvolvimento alcançado) e três direções (líder e liderado, colegas de trabalho e liderado e líder). Ao final, Eduardo ressaltou a importância do feedback para uma liderança mais humana.


“Foi uma palestra esclarecedora”, afirmou a Diretora Técnica, Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar. Para o Diretor Administrativo e Financeiro da unidade, Darlan Dias Santana, foi uma oportunidade de aprendizado para ser aplicado nas esferas pessoal e profissional. “Tudo que foi falado aqui hoje, posso aplicar não somente na rotina de trabalho, mas na vida pessoal também. O feedback é relevante para o desenvolvimento e fomentação de uma comunicação assertiva”, reforçou Darlan.



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