HDS promove ações em prol da Política Institucional Contábil e Financeira
No Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), o mês de julho foi marcado como o mês de divulgação da Política 013, a Política Institucional Contábil e Financeira da Agir.
Essa política tem por objetivo garantir a gestão efetiva das informações contábeis e financeiras, em prol de registros confiáveis, rastreabilidade e transparência no que se refere a adequada aplicação dos recursos financeiros geridos pela Agir.
Dessa forma foi lançado um desafio aos colaboradores que, concorreram a prêmios: responder quizzes, com perguntas sobre a política 013. O último quiz foi aplicado presencialmente no dia 27, após um bate-papo junto da Gerência Corporativa Contábil e Financeira. Na ocasião, Rosângela Cirqueira, Coordenadora Contábil da Agir e Lucivania Mirely, Coordenadora Financeira da Agir fizeram uma apresentação, onde destacaram a importância da Política Contábil e Financeira.
Conforme exposto pelas coordenadoras, “o objetivo desse encontro foi promover a aproximação dos colaboradores da unidade com a Contabilidade e o Financeiro, alinhar conhecimentos, buscar assertividade das rotinas desempenhadas, envolvendo as áreas em um sentimento de pertencimento em cada processo realizado”.
Abordando temas como: objetivo e público alvo da Política, cadeia de responsabilidade, integridade das informações, fluxo e prazos contábeis, diretrizes contábeis, DIS 006, prestação de contas junto ao SIPEF – Sistema de Prestação de Contas Econômico-Financeiro em relação aos documentos necessários e exemplificando casos onde houve falta de documentação. Ainda, os colaboradores da unidade puderam conhecer o funcionamento dos fluxos financeiros administrados pela Agir e unidades, entendendo a parcela de responsabilidade de cada um nesse importante processo.
André Alves dos Santos, diretor administrativo financeiro da unidade ressaltou ao final da ação, que premiou os três colaboradores que mais acertaram as perguntas, que “essa política não diz respeito somente a quem trabalha nos setores financeiros da unidade. Cada colaborador tem sua responsabilidade nesse processo, pois desde o bom atendimento prestado a um paciente até a efetiva gestão de metas e contratos, todos formamos uma corrente que garante a sustentabilidade da Agir e de suas unidades gerenciadas”.