Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Colaboradores, pacientes e acompanhantes se reúnem para celebrar o Dia Nacional da Equoterapia no Crer


10 de agosto de 2023



Para celebrar o Dia Nacional da Equoterapia, 9 de agosto, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação preparou uma programação especial para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). Logo na abertura do evento, o diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, destacou a importância da parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), para manutenção do serviço de equoterapia do Crer.  

“O Regimento de Cavalaria fornece a hotelaria e grande parte da alimentação dos animais, a assistência veterinária, além de possuírem anos de experiência no trato com os cavalos. São nossos grandes parceiros” disse. O diretor também destacou o trabalho da equipe multiprofissional que hoje é formada por quatro fisioterapeutas, uma psicóloga, um terapeuta ocupacional, uma fonoaudióloga e seis auxiliares de equoterapia. 

“Atendemos aqui pacientes das quatro deficiências [física, visual, auditiva e intelectual], e hoje realizamos cerca de 650 atendimentos semanais, somando mais de 207 mil atendimentos desde a implantação do serviço em 2004. Válney destacou ainda que o hospital é hoje a única instituição do Governo de Goiás a oferecer esse tipo de atendimento no Estado.

Karla Lorena Mendonça Campos, supervisora Multiprofissional de Terapias de Apoio do Crer, esclarece que a equoterapia é indicada para pacientes com alguma doença que compromete a parte motora e/ou psíquica, como crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, entre outras. “No caso de pacientes adultos o tratamento é indicado para quem tem uma lesão medular, trauma cranioencefálico e acidente vascular cerebral, por exemplo.” Os atendimentos são realizados por profissionais qualificados e com formação nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

A paciente Emanuelly Vitória de Jesus Silva, 7 anos, faz equoterapia há 2 anos e participou das apresentações no picadeiro. “Eu fiquei um pouco nervosa, mas eu gosto muito de fazer equoterapia, é o que eu mais gosto de fazer aqui no Crer”, disse. A mãe da paciente, Reni Maria de Jesus, conta que elas moravam na Bahia, mas se mudaram para Goiás em 2017 em busca de atendimento para filha que tem paralisia cerebral. “Graças a Deus saiu o encaminhamento para ela aqui para Crer, estou muito satisfeita com a evolução da minha filha aqui.” 

Durante toda a manhã, quem compareceu ao Serviço de Equoterapia pode aproveitar um café da manhã caprichado, pipoca, algodão doce, além de muitas apresentações no picadeiro, brincadeiras e claro, não poderia faltar uma homenagem aos dez terapeutas de quatro patas do Serviço de Equoterapia do Crer -  Lua, Fagundes, Baixinha, Natalina, Boneca, Cristal, Pirata, Cacau, Hulk e Palomina, que também receberam o carinho especial do público. 



IMG_9505.JPEG
IMG_9468.JPEG
IMG_8929.JPG
IMG_8906.JPG
IMG_6941.JPEG
IMG_6926.JPEG