Visita inusitada: paciente recebe o companheiro de quatro patas no Hugol
Após um acidente de carro, Marden Borges sofreu uma lesão medular que comprometeu seus movimentos. Desde então, ele esteve internado no Hugol, onde passou por procedimentos cirúrgicos e acompanhamento da equipe multidisciplinar da unidade.
Casos como esse têm um processo de recuperação complexo, que exigem um grande dispêndio de energia física e mental, esta última, por sua vez, costuma estar tão frágil quanto o corpo. Nesse momento, os esforços para o cuidado dos pacientes devem ser direcionados a sua totalidade, contribuindo com a qualidade de sua jornada no hospital e acelerando as possibilidades de alta médica.
Por isso, considerando o quadro e os pedidos do paciente, residentes da equipe de psicologia se mobilizaram para viabilizar a emocionante visita do Ted, cachorrinho companheiro do Marden, que já estava na unidade há nove dias.
A visita pet tem uma vasta lista de efeitos positivos já conhecidos pela ciência. “Já é consenso na literatura que não há uma divisão bem delimitada entre saúde física e emocional, e que uma interfere direta e significativamente na outra. Nos casos de visita pet, podemos perceber uma melhora importante no quadro emocional dos pacientes, tendo em vista o vínculo entre eles e seus animais de estimação”, destacou Filipi Lopes, enfermeiro residente que acompanha Marden no Hugol.
Para que fosse possível receber o animal nas dependências do hospital, criteriosas medidas sanitárias foram exigidas. Depois das adequações acompanhadas pelo departamento interno de controle de infecções, o encontro aconteceu em um dos jardins do hospital. Com o Ted, estavam a mãe, o filho e um primo do paciente.
Após o breve reencontro e somado a outras intervenções, Marden apresentou significativa melhora emocional. “Foi muito bom, muito bom mesmo. Fico agradecido a toda equipe por terem se movimentado para fazer acontecer a visita”, agradeceu.
Um momento de muita emoção, que conciliou os esforços para melhorar a jornada do paciente e pôr em prática o valor de humanização praticado na unidade.


