Hecad realiza treinamento sobre vigilância a medicamentos e transfusões sanguíneas
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza nesta semana uma série de treinamentos sobre farmacovigilância e hematovigilância para as equipes de enfermagem da unidade. Segundo a supervisora de enfermagem do ambulatório do Hecad, Nathália Vieira, a capacitação visa reforçar a importância da notificação de eventos adversos relacionados a medicamentos e transfusões sanguíneas, além de fortalecer a adoção de práticas que reduzem riscos para o paciente.
“A notificação das ocorrências é fundamental para identificar riscos associados ao uso de medicamentos, para avaliar a segurança e eficácia dos fármacos ou, no caso das transfusões de sangue, para monitorar as reações transfusionais”, afirma a enfermeira. “Os dados coletados pelas notificações embasam a elaboração de protocolos para reduzir riscos ao paciente, prevenindo o aparecimento e a recorrência dos eventos adversos”, explica a profissional.
“O hospital é uma instituição primordial para a vigilância e precisa ser capaz de obter dados e gerar informações com confiabilidade e agilidade”, disse Nathália Vieira. A técnica em enfermagem Maria Alecrim, que participou de um dos treinamentos, ressaltou que a capacitação esclarece pontos importantes como o passo a passo para notificar e os sinais aos quais os profissionais devem ter atenção. “Foi muito interessante porque trouxe recomendações sobre o que deve ser notificado e como notificar da forma correta, o que é muito importante para a segurança da assistência em saúde como um todo”, afirma a colaboradora.