HDS reforça sua missão durante Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 27/08, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) reforça seu compromisso como instituição pública de saúde ao oferecer terapia em grupo para preservar ou melhorar o desempenho das funções cognitivas, como memória, atenção, raciocínio, capacidade de resolução de problemas, linguagem, entre outros.
Com uma equipe de profissionais capacitados e prontos para oferecer um atendimento humanizado e de excelência, os atendimentos são realizados de forma coletiva ou individual, com ações que estimulam os aspectos cognitivos e a reabilitação física. Como benefício das atividades, os profissionais destacam a prevenção do declínio cognitivo e o retardo do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, aspectos que proporcionam mais autonomia e qualidade de vida aos pacientes.
A campanha, que este ano tem como tema "Conectar e somar para construir inclusão", tem como objetivo promover uma transformação social, enfatizando a conscientização para a eliminação das barreiras existentes. A inclusão precisa ser construída diariamente por todos: pessoas com deficiência e suas famílias e, sobretudo, pela sociedade.
Tipos de deficiência
A deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa possui ao mesmo tempo dois ou mais tipos de diferentes impedimentos, que podem ser de natureza física, visual, auditiva, mental ou intelectual.
A deficiência intelectual caracteriza-se pelo comprometimento no desenvolvimento cognitivo com impacto, em diferentes graus, na capacidade de raciocínio, elaboração, comunicação e aprendizagem.
A campanha, introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, é desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (FENAPEAES) desde 1963. O HDS é uma unidade de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), que oferece diversos serviços voltados à reabilitação intelectual e múltipla.
“Nós, enquanto instituição de saúde, temos um papel importante no esclarecimento da população sobre os diversos tipos de deficiências. O diagnóstico precoce e o início das terapias repercute em melhores desfechos para o paciente com alguma deficiência física ou intelectual”, afirma a Diretora Técnica da unidade de saúde, Lívia Evangelista da Rocha