Pacientes do Hecad recebem imobilização ortopédica com gesso colorido
Os pacientes do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) tem à disposição uma opção mais divertida para as imobilizações ortopédicas: as botas, luvas ou talas de gesso são confeccionadas na cor preferida dos pequenos. A Emanuelly Ribeiro, de seis anos, que sofreu uma lesão no pé enquanto brincava em um pula-pula, disse que adorou a cor do gesso, feita especialmente para ela.
“Eu disse que gostava de rosa e quando acordei da cirurgia já estava assim. Achei tão lindo que quero mostrar para todos os meus colegas da escola”, contou a criança, que ganhou ainda adesivos coloridos para decorar a bota. Segundo a supervisora de enfermagem do Hecad, Valéria Abreu, os técnicos da unidade realizam o tingimento do gesso no momento da moldagem, de acordo com a preferência dos pacientes.
“É muito bom ver os sorrisos e a satisfação dos pacientes com uma ação simples como a escolha da cor do dispositivo de imobilização, mas que somadas à todas as interações dessa criança no hospital influenciam de forma muito positiva em sua percepção sobre o cuidado que é dispensado a ela”, disse a profissional. O Hecad realiza em média 800 imobilizações ortopédicas com gesso mensalmente. Mais de 13 mil crianças já receberam este tipo de assistência desde a inauguração do hospital em fevereiro de 2022.
Humanização
Além do gesso colorido, o Hecad oferece passeio em carrinho elétrico até a sala de cirurgia e aromaterapia no momento da anestesia. A criança pode escolher o cheirinho que mais gosta, como aroma de frutas ou chiclete, para a sedação. A sala de recuperação pós anestésica da unidade também tem ambientação específica para trazer mais conforto e tranquilidade às crianças, com iluminação que simula um céu estrelado.