Palestra no Hecad incentiva valorização da vida
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em parceria com o programa Dialoga Mais, promoveu nesta terça-feira (12) a palestra “O Valor da Vida”. A ação integra série de iniciativas da campanha Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio, que visa dar mais a visibilidade à importância do tratamento adequado de doenças mentais e disponibilizar informações seguras sobre o tema.
A psicóloga Priscila Gonçalves trouxe diversas práticas para reduzir os riscos de suicídio e ampliar a saúde mental, além de formas de abordagem ao outro para oferecer ajuda. “O nosso propósito enquanto instituição é cuidar de vidas e a Agir entende que para isso é preciso também cuidar de quem cuida dos nossos pacientes”, disse a profissional. “A palestra é um convite para a valorização da vida, o autocuidado, a estruturação de uma rotina mais saudável e também para o Dialoga Mais, programa que oferece acompanhamento psicológico aos colaboradores”, contou Priscila.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada 30 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de combater erros e preconceitos historicamente cometidos que contribuem para a perpetuação de estigmas em torno das doenças mentais e do comportamento suicida, além de capacitar profissionais de saúde para a identificação, acolhimento e assistência adequados aos pacientes de risco.
“Eu acho importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida vai ser sempre a melhor escolha”, disse a colaboradora Andressa Barcelos. “Estar informado, aprender sobre o tema é muito importante para lutar contra o problema, identificar sinais de alerta e ajudar o próximo”, disse.