Dia Mundial da Sepse: conheça os 4 Pilares que garantem a segurança dos pacientes
A Sepse é uma resposta inadequada do organismo à presença de uma infecção que ataca órgãos e tecidos, popularmente conhecida como infecção generalizada. Ela pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus e, se não tratada de forma rápida, pode levar à óbito. Nesta quarta-feira (13), celebramos o Dia Mundial da Sepse, data que tem como objetivo aumentar a conscientização dos profissionais de saúde sobre os cuidados que devemos ter para prevenir, identificar e tratar a sepse.
No Hugol, os profissionais seguem o Protocolo de Sepse da unidade, que se baseia no reconhecimento rápido dos sintomas e no início do tratamento em menos de 1 hora. Durante todo o ano são realizados treinamentos e ações de conscientização para garantir a segurança dos pacientes.
Os principais sintomas da sepse são: febre; tonteira, fadiga, pressão baixa; sonolência, confusão ou agitação; respiração ou batimentos acelerados; dificuldade para respirar ou falta de ar; redução da quantidade de urina.
Para garantir o bom funcionamento do hospital, os profissionais de baseiam nos 4 Pilares da Sepse:
- Prevenção por meio de vacinação e higienização adequada
- Reconhecimento precoce e diagnóstico adequado
- Tratamento correto
- Reabilitação
A Comissão de Gerenciamento do Protocolo de Sepse do Hugol possui ainda indicadores mensais que auxiliam na transparência do trabalho realizado na unidade.