Hecad realiza Declaração Institucional da Segurança e Experiência do paciente
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta segunda-feira (18) a Declaração Institucional da Segurança e Experiência do Paciente, que busca evidenciar estes eixos como prioridade na assistência em saúde oferecida pelo hospital. “No dia 17 de setembro a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente e nós queremos aproveitar a data para demonstrar de forma clara o nosso compromisso com esses eixos e a sua relevância para o Hecad enquanto instituição”, afirmou a coordenadora de Qualidade do Hecad, Juliana Carvalho.
“Nós precisamos frear a grande pandemia de eventos adversos que vivemos há algumas décadas. Os custos da baixa qualidade da assistência, de falhas, incidentes e eventos adversos em todo o mundo consomem cerca de 1 trilhão de dólares”, destacou a diretora assistencial da unidade Fabiana Santos. “Neste ano a campanha da OMS tem como tema ‘Engajar o paciente para sua segurança’ trazendo a figura do paciente como protagonista, participante ativo e capaz de atuar pela segurança da assistência”, disse a diretora.
A celebração da data no Hecad conta ainda com ações de reconhecimento aos colaboradores que promovem a segurança do paciente e sensibilização dos profissionais com relação às metas internacionais de segurança e ao engajamento dos pacientes na promoção de sua segurança. “É importante lembrar que a segurança do paciente está estreitamente ligada à sua experiência no hospital e por isso nós fizemos essa declaração conjunta”, afirmou a supervisora de Experiência do Paciente do Hecad, Camila Paiva.
“Se o paciente não recebeu uma assistência segura, ele não terá uma experiência positiva. E se ele está engajado em sua segurança e percebe o compromisso e o cuidado do hospital em promovê-la, com certeza sua experiência será muito melhor”, explicou a profissional. “Muitas vezes o usuário pode vir até a instituição e ter suas necessidades atendidas, mas isso não significa que sua experiência foi satisfatória. Nós queremos que além do paciente ter sido bem cuidado, com qualidade, segurança e excelência, ele saia daqui com uma experiência positiva”, disse a supervisora.