Hugol realiza treinamento de implantação de metodologia para otimização dos processos
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), recebeu nessa quarta e quinta-feira, 25 e 36, a segunda visita dos representantes do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Roberto Cavallaro Azevedo e Jean Kleber Chini, dando início ao treinamento de implantação da fase 2 da metodologia Lean no Centro Cirúrgico e internações da unidade, objetivando uma eficiência ainda maior nos processos da instituição.
O Projeto “Transformação Lean”, nova fase do projeto Lean nas Emergências, faz parte do PROADI-SUS em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, que inciou em Agosto de 2021. O Projeto busca organizar fluxos internos para otimizar recursos, espaços e insumos. Nessa nova visita a unidade, os consultores Jean e Paulo aplicaram a ferramenta denominada Makigami, que evidencia os gargalos operacionais e inúmeros desperdícios que interferem no tratamento do paciente e que não poderiam ser identificados pelos outros modelos de mapeamento.
De acordo com estudos internacionais, a filosofia Lean, aplicada em sistemas de saúde, é capaz de ajustar os processos, melhorar a experiência dos pacientes e da equipe durante o tratamento. Desse modo, os gerentes do projeto no Hugol, Fabrício Cardoso e Lélia Sena, ratificam a relevância dos aprendizados com a segunda fase, que nos proporciona a continuidade da metodologia em busca da melhoria contínua e qualidade assistencial.