HDS capacita profissionais para controle de Sepse
Profissionais do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) participaram neste mês de setembro do treinamento de Sepse, organizado pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde. A ação visou capacitar os colaboradores para identificar e tratar eficazmente casos de sepse, uma condição médica grave que exige atenção imediata.
A ação alusiva ao Dia Mundial da Sepse, comemorado no dia 13/09, foi conduzida pela médica infectologista, Juliana Dona. A profissional explicou que a sepse é uma resposta desregulada do corpo a uma infecção, podendo causar disfunção de órgãos e, em casos extremos, levar à morte. O treinamento se concentrou em garantir que os funcionários estejam bem preparados para reconhecer os sinais de alerta da sepse e tomar medidas rápidas para tratá-la.
Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre os sintomas e complicações da sepse, aprimorar suas habilidades de avaliação clínica para identificar a sepse precocemente e foi reforçada a importância da comunicação eficaz na gestão da enfermidade.
O HDS acredita que investir na educação e no treinamento contínuo é essencial para manter um ambiente de trabalho seguro para as equipes e pacientes.