Núcleo de Compliance e Integridade promove treinamento destacando a "Instância Responsável" em reunião mensal
No dia 20 de setembro, o Núcleo de Compliance e Integridade realizou uma reunião de forma virtual, reafirmando seu compromisso sólido com os princípios éticos e padrões de excelência que guiam suas operações. O evento reuniu figuras-chave, incluindo o superintendente administrativo e financeiro Claudemiro Euzébio Dourado e Wagner de Oliveira Reis, membro do comitê de ética da Agir, juntamente com gestores e colaboradores.
O destaque da reunião recaiu sobre a "Instância Responsável," o segundo pilar do Programa de Integridade, enfatizando a necessidade de garantir sua autonomia, independência e imparcialidade, bem como prover os recursos materiais, humanos e financeiros necessários para seu funcionamento pleno. Foi ressaltada igualmente a importância de seu acesso direto, quando necessário, ao mais alto corpo decisório da empresa.
"Eu quero testemunhar a todos vocês, que tenho tido total autonomia e respaldo das nossas superintendências, tanto para normatizar quanto para acompanhar desvios de conduta que são detectados. Seguimos caminhando para um programa de integridade eficaz," relatou Helca de Sousa Nascimento, Chef do NCI.
O superintendente Claudemiro destacou a relevância das iniciativas de compliance para garantirmos as boas práticas e, para isso, podemos contar com instrumentos internos, como políticas, regimentos, diretrizes e códigos de conduta. Nesse sentido, internalizar esses conceitos é essencial.
Por fim, a reunião demonstrou o firme comprometimento da Agir em manter e aprimorar seus padrões de integridade e ética, fortalecendo assim sua posição como uma organização que valoriza princípios sólidos e responsabilidade corporativa. Nesse aspecto, foi apresentada uma prestação de contas sobre a execução do programa de integridade, com cronograma de ações realizadas e os próximos passos que fazem parte do planejamento.