Pacientes do Crer participam da 7ª edição do Festival de Esporte Adaptado
Com o objetivo de promover qualidade de vida e inclusão física e social da pessoa com deficiência, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, promoveu, no dia 22 de setembro a 7° edição do Festival de Esporte adaptado. O evento esportivo, realizado nas dependências do hospital, reuniu mais de 400 atletas, todos pacientes em tratamento na instituição.
O Fead atua no trabalho de reabilitação do paciente além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários do hospital. Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Crer, Válney Luíz da Rocha, ressaltou a importância da realização do Festival.
“O Fead estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima, os pacientes atletas do Crer têm mostrado a cada edição do Festival, o que enche meu coração de orgulho. agradeço a participação de todos os envolvidos”, disse.
Durante as competições, todos os atletas foram premiados com uma medalha em reconhecimento ao esforço e superação de cada um dos pacientes. Ao todo, o Fead disponibilizou seis modalidades esportivas: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação, caminhada aquática e futsal.
Para a paciente e atleta do Crer, Lizeth Maria de Oliveira Barbosa o Fead é uma festa maravilhosa que contribui para a independência e autonomia dos pacientes.
“Participo do Fead desde sua primeira edição e superação é a palavra que define tudo que sinto, agradeço a Deus, ao Crer e a todos os colaboradores do hospital, participei do festival com apresentação de dança e na modalidade de basquete em cadeiras de rodas, fico muito feliz em poder participar de momentos assim”, afirma Lizeth.
O Festival de Esporte Adaptado do Crer marcou o início das comemorações do aniversário do hospital, que no dia 25 de setembro completa 21 anos de existência. A realização do evento esportivo mostra que além da reabilitação, a instituição se preocupa em readaptar o paciente, para que ele possa voltar às rotinas do dia a dia. O esporte contribui para a superação de desafios, estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima.
