Projeto Encantar transforma experiência do paciente no Hecad
Transformar a experiência do usuário com ações simples e efetivas para agregação de valor aos serviços prestados: esse foi o objetivo do Projeto Encantar, desenvolvido no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) ao longo dos últimos três meses e que teve seus resultados apresentados nesta terça-feira (17). Segundo a líder do projeto na unidade, Camila Paiva, o Encantar buscou identificar os pontos de contato e tornar o ambiente mais acolhedor, confortável e adequado para os pacientes e familiares.
“O projeto atuou para otimizar a experiência do paciente durante sua passagem pelo hospital, buscando a excelência operacional em nossos processos internos”, disse. “Foram ao todo 30 ações de melhoria concluídas visando maximizar a percepção de atenção e cuidado dos usuários do ambulatório”, contou o analista Saulo Borges.
Entre as ações realizadas pelo Projeto Encantar está a redução de 48% dos tipos de senhas que podem ser retirados nos totens e a inserção da figura do volante na recepção do ambulatório, para facilitar o atendimento, além da padronização do processo de triagem do paciente, categorização e identificação dos guichês para diferentes tipos de serviços e disponibilização de sala de amamentação.
“Quando você gera valor não ganha apenas o paciente. Ganha o profissional que adquiriu conhecimento, desenvolveu habilidades. Ganha a instituição que passa a ser reconhecida pela excelência no atendimento. E foi isso que o Projeto Encantar fez, gerou maior valor, aumentou a satisfação do usuário, tornou melhor os serviços”, disse o superintendente executivo da Agir Lucas Paula da Silva.