Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Profissionais de Equoterapia do Crer concluem capacitação em Brasília


19 de outubro de 2023



A utilização de cavalos no tratamento de reabilitação do paciente é um dos recursos terapêuticos oferecidos pelo Crer

De 25 a 29 de setembro o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás – SES, promoveu a capacitação de 5 colaboradores do hospital, que realizaram curso básico de equoterapia. O treinamento, com carga horária de 42 horas, aconteceu em Brasília e foi ministrado pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande).

O Crer é um centro filiado à Ande Brasil e mantem em seu quadro de profissionais uma equipe qualificada para atender os praticantes de equoterapia. A supervisora Multiprofissional de Terapias de Apoio do Crer, Karla Lorena Mendonça Campos, destacou que o hospital é hoje a única instituição do Governo de Goiás a oferecer esse tipo de atendimento no Estado.

“Capacitar nossos profissionais é uma cultura muito forte dentro da instituição, pois sabemos o quanto é importante a atuação de colaboradores qualificados. Trabalhar com um animal de grande porte e um praticante sobre ele exige ter habilidades as quais demandam cuidado absoluto. E quando promovemos a capacitação do nosso time garantimos uma boa performance dos profissionais que vão entregar ao praticante um tratamento de qualidade, promovendo sua reabilitação e sua inserção na sociedade”, explicou a supervisora.

Equoterapia no Crer

Pioneiro no serviço de equoterapia em Goiás, o Crer soma mais de 207 mil atendimentos na unidade desde a implantação em 2004, em parceria com a Polícia Militar de Goiás (PMGO). Atualmente, cerca de 160 pacientes estão em tratamento no serviço do hospital, que atende crianças e adultos com os mais diversos diagnósticos. 

O Crer conta hoje com dez cavalos aptos a fazer o atendimento com a hipoterapia.  Karla destaca a importância da parceria com a PMGO para manutenção do serviço e o cuidado com os animais. “O Regimento de Cavalaria da PMGO é fundamental para o bom funcionamento do nosso serviço. Eles fornecem a hotelaria, grande parte da alimentação dos animais e a assistência veterinária, além de possuírem anos de experiência no trato com os cavalos”, observa. 

Integram a equipe de profissionais da equoterapia fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, bem como a equipe responsável pelo cuidado com os cavalos, os auxiliares de terapia e equitadores.