Ensino Agir: Aula magna aborda Inovação sustentável na gestão em saúde
Em 9 de novembro, o Ensino Agir realizou sua Aula Magna, um evento que reuniu profissionais e ex-alunos para discutir o tema "Inovação sustentável na gestão em saúde: transformando desafios em oportunidades".
A abertura contou com a presença e a fala dos superintendentes responsáveis por liderar a instituição: Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo; Dante Garcia, Superintendente de Gestão e Planejamento; Claudemiro Euzébio, Superintendente de Operações e Finanças; Guillermo Sócrates, Superintendente Técnico Assistencial, além de J. Antônio Cirino, Diretor de Ensino e Desenvolvimento. Cada um compartilhou insights valiosos sobre os desafios e oportunidades na gestão em saúde, destacando a importância dos programas de desenvolvimento para capacitar equipes, principalmente em uma abordagem de conhecimento prático, como o curso de aprimoramento que está em sua terceira turma.
O Programa busca aprimorar a liderança e otimizar processos para elevar a qualidade dos serviços em saúde. Com seis módulos e 122 horas de conteúdo prático e teórico, o curso proporciona uma visão abrangente da gestão de instituições públicas e privadas no setor. A iniciativa de desenvolver competências gerais e especializadas para compreender e analisar a realidade nas Organizações de saúde é essencial no atual contexto, diante das diversas inovações e mudanças tecnológicas.
Os alunos do curso, Paulo de Tarso e Luiz Carlos, trouxeram seus depoimentos, destacando como o programa contribuiu para suas carreiras e na aplicação dos aprendizados em suas práticas profissionais e vivências pessoais.
"Nesses 8 anos e meio que tenho na Agir, fiz duas faculdades e uma pós-graduação, mas nada tão prático como o que estou vivendo aqui, porque nessa experiência nos deparamos com casos reais que proporcionam uma visão ampla e estratégica de como devem ser propostas soluções e melhorias a partir de ações de planejamento", declarou Luiz Carlos.
Aprofundando o tema central, Vitor Marque, Diretor de Operações e Logística, trouxe uma perspectiva pertinente sobre os benefícios de adotar gestão de projetos com foco em inovação sustentável na saúde.
"Todas as instituições que trabalham com essa metodologia de gestão de projetos, consequentemente a inovação será mais ágil, porque projetos têm início e fim determinados e isso torna essa evolução mais rápida, beneficiando o processo de se inovar. Lembrando que inovar nem sempre está ligado somente a tecnologia, mas também a novos métodos de execução de tarefas ou novos formatos de processos", disse Vitor.
Ana Karolina Oliveira Barros, Diretora de Recursos Humanos da Agir, destacou a abordagem do módulo de Gestão de Pessoas em Saúde, ressaltando a visão estratégica que o curso proporciona à área de Recursos Humanos e outras, enfatizando a responsabilidade de cada gestor, independentemente da área de atuação dentro da organização.
Por fim, houve um momento dinâmico e enriquecedor para os participantes fazerem perguntas e tirarem suas dúvidas, onde foi reforçado que as vagas para a terceira turma do programa de aprimoramento, apesar de limitadas, estão abertas e pode ser acessada via https://bit.ly/aprimoramentogestaoemsaude






