Hecad alerta pais sobre cuidados com as crianças durante calor intenso
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) divulgou nesta sexta-feira (10) alerta aos pais e responsáveis para o enfrentamento do calor intenso que atinge o estado nos próximos dias. De acordo com o diretor técnico da unidade, André Resende, as crianças são mais afetadas pelas mudanças de temperatura.
“É importante que os pais tenham em mente que o corpo da criança é mais sensível ao calor e ao frio que vem de fora. Quando está muito quente, o organismo irá reagir de maneira a tentar regular a temperatura”, afirma o pediatra. “Ao receber o estímulo do calor, o corpo promove uma vasodilatação e há maior espaço para circulação do sangue. Se não adicionamos mais água, a quantidade de sangue por espaço arterial diminui, fazendo com que a pressão caia e podendo evoluir para um quadro de desidratação”, explica.
Para a pediatra e coordenadora médica do Hecad, Priscilla Lima, a oferta de líquidos às crianças precisa ser intensificada no período. “É preciso ter mais atenção com a hidratação das crianças, disponibilizando líquidos como água, sucos naturais, chás gelados e água de coco com maior frequência e em maiores quantidades”, conta a profissional. “Também recomendo que os pais façam lavagem nasal nas crianças para evitar ressecamento e sangramento, evitem banhos quentes, longos e roupas pesadas e mantenham na geladeira medicamentos que precisam permanecer abaixo de 25º C”, alerta a pediatra.
Os pais devem ficar atentos também ao comportamento da criança. “No calor, é mais comum que haja tosse, coceira no nariz, ressecamento da mucosa ocular, falta de ar e urina de coloração mais escura. Se esses sintomas forem acompanhados de febre alta, confusão mental e cansaço extremo é necessário procurar atendimento médico”, alerta André Resende.
Altas temperaturas
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego), a temperatura máxima na capital deve chegar a 39° enquanto em cidades da região norte e nordeste do estado os termômetros podem superar os 41°. O aumento na temperatura é causado por um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens, levando ao aquecimento do ar e da superfície.