Superintendente de Relações Institucionais da Agir participa de debate no seminário “Chamamento Público e Qualificação das OSS para o Fortalecimento do SUS”
O Superintendente de Relações Institucionais da Agir, Sérgio Daher, participou na última quarta-feira (08) do seminário “Chamamento Público e Qualificação das OSS para o Fortalecimento do SUS”, que aconteceu no auditório do TCU em Brasília.
O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas da União - TCU, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde - Conass, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, o Instituto Rui Barbosa - IRB e o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde – Ibross e teve o apoio do Ministério da Saúde.
O seminário contou com a participação de gestores, trabalhadores e usuários da saúde, além dos responsáveis pelo controle e auditoria do SUS. O principal objetivo foi promover o debate de questões relacionadas aos procedimentos de chamamento e de qualificação de Organizações Sociais de Saúde em busca de soluções para a sustentabilidade e o fortalecimento da rede pública de saúde no Brasil.
Em sua fala, Daher pontuou que é possível oferecer uma assistência de qualidade, com o menor custo e eficiente para os usuários do Sistema Único de Saúde. Segundo ele, o processo de qualificação do chamamento público se inicia no planejamento do edital, onde são estabelecidas as metas e as organizações sociais são selecionadas de maneira adequada.
“Nós conseguimos reunir instituições de peso, com o objetivo de consolidar um modelo de gestão na área da saúde e que não é simples. A nossa instituição existe há 22 anos e quando nós olhamos pelo retrovisor, podemos constatar as dificuldades que já enfrentamos e que todos enfrentam e, no entanto, a essência nossa de trabalho continua a mesma. Na parte assistencial, de controle e gestão, oferecer uma assistência digna, com qualidade, com resolutividade, humanizada e eficiente à população.”, destacou.
Segundo o superintendente, o processo de qualificação conta com algumas etapas fundamentais que precisam ser feitas com requisitos legais, estatuto social, experiência prévia, transparência e controle social, processo de solicitação, avaliação do pedido e decisão.
Sergio Daher, que assume a presidência do IBROSS a partir de 2024, ainda destacou a importância do seminário, que demonstra que esse processo de melhoria já está em andamento, para manter a essência do objetivo que é oferecer uma assistência digna à população.