Hecad realiza treinamento sobre medidas preventivas de infecção de sítio cirúrgico
O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta semana uma série de treinamentos com as equipes do Centro Cirúrgico da unidade sobre medidas preventivas de infecção de sítio cirúrgico. Segundo a infectologista e membro da SCIRAS do Hecad, Lian Padovez, as infecções de sítio cirúrgico representam 15% do total de infecções hospitalares.
“São infecções muito comuns na assistência em saúde e que precisam ser combatidas com as ferramentas e diretrizes adequadas. As infecções de sítio cirúrgico são aquelas decorrentes de alguma complicação da cirurgia e comprometem a incisão, tecidos, órgãos ou cavidades manipulados durante o procedimento cirúrgico”, explica a médica. “Essas infecções comprometem a recuperação do paciente, causando reinternações ou aumento no tempo de internação dos pacientes, dor, comorbidades e mortalidade”, alertou a profissional.
O conteúdo do treinamento envolveu técnicas para higiene das mãos, higiene da pele do paciente, banho pré-operatório, temperatura da sala cirúrgica, fluxo de pessoas nos centros de operação, utilização de antibióticos profiláticos e cuidados com curativos. A enfermeira Renata Benevides, que também integra a SCIRAS do Hecad destacou que a capacitação foi realizada in loco, permitindo maior adesão dos profissionais do setor.
“Essa abordagem funciona bem porque conseguimos observar na prática a execução das rotinas de trabalho, os profissionais conseguem expor suas dores e dificuldades e conectar melhor o que está sendo ensinado com as atividades que são realizadas por eles”, afirmou Renata Benevides. “Nós buscamos identificar fragilidades, pontos fortes e apontar soluções para aquilo que poderia ser diferente, diminuindo fatores contribuintes para as infecções de sítio cirúrgico”, disse.
“O treinamento foi de suma importância para capacitar a equipe como um todo para atuar na prevenção de riscos para o paciente”, contou o enfermeiro Delmilson Lima, que participou da capacitação. “A SCIRAS vem compartilhar conhecimento especializado e somar à nossa equipe para que possamos oferecer um cuidado cada vez mais seguro ao paciente”, ressaltou.