Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Hecad realiza treinamento sobre medidas preventivas de infecção de sítio cirúrgico


21 de novembro de 2023



O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Saúde (SCIRAS) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta semana uma série de treinamentos com as equipes do Centro Cirúrgico da unidade sobre medidas preventivas de infecção de sítio cirúrgico. Segundo a infectologista e membro da SCIRAS do Hecad, Lian Padovez, as infecções de sítio cirúrgico representam 15% do total de infecções hospitalares.

“São infecções muito comuns na assistência em saúde e que precisam ser combatidas com as ferramentas e diretrizes adequadas. As infecções de sítio cirúrgico são aquelas decorrentes de alguma complicação da cirurgia e comprometem a incisão, tecidos, órgãos ou cavidades manipulados durante o procedimento cirúrgico”, explica a médica. “Essas infecções comprometem a recuperação do paciente, causando reinternações ou aumento no tempo de internação dos pacientes, dor, comorbidades e mortalidade”, alertou a profissional.

O conteúdo do treinamento envolveu técnicas para higiene das mãos, higiene da pele do paciente, banho pré-operatório, temperatura da sala cirúrgica, fluxo de pessoas nos centros de operação, utilização de antibióticos profiláticos e cuidados com curativos. A enfermeira Renata Benevides, que também integra a SCIRAS do Hecad destacou que a capacitação foi realizada in loco, permitindo maior adesão dos profissionais do setor.

“Essa abordagem funciona bem porque conseguimos observar na prática a execução das rotinas de trabalho, os profissionais conseguem expor suas dores e dificuldades e conectar melhor o que está sendo ensinado com as atividades que são realizadas por eles”, afirmou Renata Benevides. “Nós buscamos identificar fragilidades, pontos fortes e apontar soluções para aquilo que poderia ser diferente, diminuindo fatores contribuintes para as infecções de sítio cirúrgico”, disse.

“O treinamento foi de suma importância para capacitar a equipe como um todo para atuar na prevenção de riscos para o paciente”, contou o enfermeiro Delmilson Lima, que participou da capacitação. “A SCIRAS vem compartilhar conhecimento especializado e somar à nossa equipe para que possamos oferecer um cuidado cada vez mais seguro ao paciente”, ressaltou.