Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Superintendente de Operações e Finanças da Agir e Diretor Geral do HDS trazem o tema “Como Gerir os Serviços Hospitalares” para o webinar desta semana


11 de dezembro de 2023



Como gerir os serviços hospitalares? O Webinar desta semana do Ensino Agir trouxe uma discussão para esse grande desafio. Um tema que pode transformar a carreira de lideranças que gerenciam uma unidade de saúde com práticas atualizadas.

Claudemiro Dourado, superintendentes de operações e finanças da Agir, introduziu o assunto ao falar dos principais temas discutidos como conceitos, classificações, competências, atribuições e as ferramentas necessárias na governança para minimizar ruídos e não conformidades.

Na sequência, Luiz Carlos Sampaio, diretor geral do HDS, trouxe as principais informações acerca do tema e qual a forma utilizada pela Agir na gestão de suas unidades. Segundo o diretor, a gestão hospitalar é desafiadora e apaixonante por impactar diretamente na vida e saúde de tantas pessoas que passam pelas unidades hospitalares e precisam ter a sua disposição um atendimento de qualidade e que preze pela sua saúde e bem-estar.

Ao longo do webinar, o diretor trouxe o conceito de hospital e de saúde e suas classificações que indicam as necessidades específicas de governança de cada unidade. Sampaio apresentou também o organograma e as atribuições principais da gestão hospitalar, que precisa zelar pelo bom funcionamento e ser responsável por essa governança.

Na sequência, apresentou os principais desafios que o cenário atual apresenta, uma saúde de tecnologia com alto custo, pouco acesso e ainda gerida com muitas práticas do século XX. E pontuou que na Agir trabalhamos para contornar e melhorar este cenário trazendo inovação e uma gestão com os melhores resultados.

Segundo Sampaio, o grande diferencial é a interação: Prestador – Cliente, onde é necessário uma cultura e propósitos definidos e estabelecidos, com componentes comportamentais e psicológicos, gestão de pessoas e a ambiência, trazendo mais conforto para agregar valor a essa experiência do paciente. E destacou a importância de ficar atento aos detalhes que acompanham a jornada do paciente na unidade e ter os processos mapeados na gestão hospitalar nas áreas de apoio e suporte, terapêuticos e gerenciais.

“Para fazer essa operação é preciso alcançar uma ótima capacidade produtiva, que garanta o retorno e a sustentabilidade do negócio ao mesmo tempo que preserva a melhor qualidade da prestação do serviço.”, pontuou Sampaio.

Como ferramenta, o gestor ainda trouxe o planejamento estratégico, fundamental para qualquer instituição que queira se manter perene e se diferenciar no mercado com uma cadeia de gestão bem definida, como é trabalhada na Agir. Por fim, Sampaio encerrou trazendo os principais pontos para profissionais de saúde e gestores que estão em busca de Hospitais Inteligentes, é preciso otimizar custos, buscar inovação e excelência operacional e com apoio da decisão estatística utilizando a inteligência artificial para gerir os serviços hospitalares e cuidar de vidas.