Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer promove palestra em alusão ao Dezembro Vermelho


12 de dezembro de 2023



A campanha do Dezembro vermelho é dedicada à conscientização sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Com objetivo de promover o debate do assunto entre os colaboradores, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou no dia 5 de dezembro, palestra de conscientização que contou com a participação de 54 profissionais da unidade.

A palestra foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (Cipa) da unidade e ministrada pela psicóloga Daniela Afonso do Prado que também faz parte da coordenação de assistências, infecções sexualmente transmissíveis, HIV e Aids do estado de Goiás, incentivando a conscientização dos colaboradores sobre HIV/Aids e IST’s.

Segundo a presidente da Cipa, Karla Lorena Mendonça Campos, a comissão tem a obrigação de alertar os colaboradores sobre os riscos das infecções. “Os colaboradores estão expostos em uma área que tem risco de contaminação, é importante o alerta para que os colaboradores não se contaminem e não contamine os seus parceiros”, afirma Karla.

Daniela Afonso pontua que durante todo o mês de dezembro são abertas as palestras para ações extramuros de testagem do HIV, em empresas e instituições, para divulgar que existe um teste rápido. “É um teste simples, ele dá o resultado em 15 minutos, é confiável, ele é gratuito nas unidades de saúde e a questão da prevenção também, não só o preservativo, mas nós temos a proflexia pré-exposição ao HIV, que é a PrEP, é um medicamento que hoje previne o HIV e ele também está disponível em algumas unidades de saúde”, explicou a palestrante.

Daniela destacou a importância do tema para a sociedade. “Falando sobre o assunto podemos acabar com estigma, porque hoje é uma doença que ainda tem muito estigma, muito preconceito, ainda leva a muitos casos de negação da própria doença e a pessoa transmite para outras ou até casos de suicídios. Então, assim, é uma outra bandeira que a gente levanta que é o combate mesmo à discriminação e essa estigmatização do vírus HIV”, disse.

Ao final do evento os colaboradores receberam preservativos femininos e masculinos, gel lubrificantes, autotestes de HIV e folders explicativos sobre prevenção combinada e como realizar o autoteste HIV.



IMG_6339.JPEG
IMG_6324.JPEG
IMG_6320.JPEG